conecte-se conosco

Litoral

Temas relevantes à vida das mulheres são debatidos em encontro on-line

Plenária Virtual das Mulheres do Litoral contou com a participação de 40 lideranças femininas

Publicado

em

Temas relevantes à vida das mulheres são debatidos em encontro on-line

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi realizada na noite de segunda-feira, 8, a Plenária Virtual das Mulheres do Litoral, quando foram abordados como principais eixos: a vida das mulheres, vacina para todos e o Auxílio Emergencial.

O evento foi realizado pelo Zoom e transmitido pela página do Facebook do Fórum de Debates de Paranaguá e Litoral, tendo apoio da União Brasileira de Mulheres, representada por Matsuko M. Barbosa e Elza Maria Campos, Marcha Mundial de Mulheres, Aurenice Pinheiro e Marianna Christina do Amaral, ONG Paranaguá Criativa, Cynthia Bresser, Parnanguarte, Vanessa Carvalho, APP Sindicato Núcleo de Paranaguá – Maria Guilhermina da Luz Caetano, Vanda Santana e Cida Reis, Núcleo de Direitos Humanos Marielle Franco do IFPR, Sirleide Santana de Oliveira e professora Valéria Borges Ribeiro e NUCRESS Litoral, Renata Victoria Pons e também contou com a participação da presidente do Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Jacqueline Guimbala, da delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), Maria Niza Moreira Nani, lideranças dos movimentos sociais Josi Isaías, Muriel Veluza, Joice Cardoso, professoras e alunas do IFPR, grupo de maracatu de Matinhos, o Baque Mulher, representado por Tainá Reis, da professora Regina Helena Assumpção Kuvada, contando também com a participação de mulheres de Matinhos, Antonina e Pontal do Paraná.

Matsuko M. Barbosa, organizadora e mediadora do evento, fez uma avaliação do encontro. “Foi muito importante esse encontro de mulheres virtualmente, pois foi possível realizar uma análise da situação atual das mulheres durante a pandemia sob vários aspectos, como o aumento da violência doméstica com o confinamento domiciliar, a necessidade de políticas públicas para o enfrentamento dessa questão, o problema enfrentado pelo setor da educação com o retorno do ensino presencial no pior momento da pandemia, a falta de conscientização de muitas pessoas sobre a importância do distanciamento social entre outros”, disse Matsuko, enfatizando que a diversidade de movimentos e organizações presentes enriqueceu muito o debate. “Mostra a importância da participação das mulheres para lutar por direitos, contra as desigualdades salariais, defesa da vacina para toda a população, pelo Auxílio Emergencial até o fim da pandemia, apoio às mulheres em situação de dificuldade econômica; importância da arte e do artesanato para a saúde mental das mulheres. Foi colocada também a importância da ciclomobilidade para a vida das mulheres”, completa.

A presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, enfatizou ser através do diálogo que se constrói pontes nas soluções dos grandes problemas. “Achei muito produtivo participar do Fórum de Debates de Paranaguá e Litoral no Dia Internacional da Mulher, uma oportunidade de escutar as demandas femininas, conhecer a realidade de diversos setores da nossa sociedade, com mulheres líderes em seus segmentos de atuação social. Muitas profissionais de grande competência e capacidade de mudanças. Foi um momento de encontros e reencontros, uma troca de ideias e experiências, formatando ações que minimizem a discriminação da mulher, o sexismo, a violência e a falta de oportunidades profissionais. Escutar e falar sempre serão o melhor caminho, pois através do diálogo que construiremos pontes nas soluções dos grandes problemas, que ainda a mulher enfrenta para manter seus direitos, adquiridos ao longo da história. Infelizmente, alguns destes direitos estão sendo perdidos e agravados pelo período da pandemia. Mas temos que, através da união, coragem e planejamento continuar defendendo e ajudando todas as mulheres que estejam em situação vulnerável, oferecer caminhos e oportunidades para todas, colaborar no desenvolvimento pessoal e profissional e acreditar que podemos conquistar a liberdade de ser uma mulher bem-sucedida e realizar nossos sonhos!”, enfatizou Jacqueline.

O evento no Zoom contou com a participação de aproximadamente 40 lideranças femininas, já no Facebook a audiência atingiu quase 1.400 pessoas.

Para abrilhantar o evento foi realizada apresentação musical da cantora Shandy e declamação de poesia por Renata Pons e Tainá Reis.

Leia também: Chuvas afetam 4,5 mil pessoas na RMC e no litoral

plugins premium WordPress