A Prefeitura de Matinhos, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, iniciou na segunda-feira, 20, a programação da “Semanadia” da Consciência Negra, alusivo ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Palestras diárias com professores, artistas e advogados, assim como apresentação musical, fazem parte do evento que ocorrerá diariamente entre a segunda-feira, 20, e a quinta-feira, 23.
“Para lembrar o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Casa da Cultura Professor Delcio Ramos preparou uma programação especial, com muita troca de conhecimento e música”, explica a Prefeitura de Matinhos.
Segundo a programação, na segunda-feira, 20, ocorre palestra com o professor Paulo Augusto Gonçalves às 19h na Casa da Cultura, com o tema “Povos africanos trazidos para o Brasil: sua ancestralidade, sua chegada e a sua nova identidade (sobrenome)”. Na terça-feira, 21, às 19h, no mesmo local, palestrará o advogado e professor Antônio Carlos Gonçalves abordando “As concepções de liberdade e Lei em Joaquim Nabuco: o projeto de abolição gradual de 1880 e a extinção dos açoites (1886)”.
Na quarta-feira, 22, ocorrerá palestra com o artista plástico senegalês Abdoulaye dit Goumb Sow na Casa da Cultura, às 19h, abordando artes e etnias tribais. Na quinta-feira, 23, às 19h, no Calçadão Central, ocorrerá apresentação musical de Dulci Lopes cantando o samba brasileiro”, finaliza.
“Baque Mulher Matinhos”
No sábado, 18, a Casa da Cultura realizou a abertura da Semana da Consciência Negra com o evento “Baque Mulher Matinhos”. “Foi organizada uma roda de conversa aberta com o tema ‘Visibilidade e Ancestralidade’ neste sábado, 18”, finaliza a assessoria.
Com informações da Prefeitura de Matinhos