Connect with us

Litoral

Semana será de temporais, frio intenso e risco de neve no Sul do País

Nova frente fria deve chegar na quarta-feira, 19 (Foto: Arquivo)

Publicado

em

Áreas de instabilidade associadas a sistemas de baixa pressão atmosférica e a uma frente fria ajudaram a formar nuvens muito carregadas no começo da semana no Sul do Brasil. O destaque é para muita chuva, principalmente no Paraná. 

O alerta é para chuva forte e volumosa no Estado ao longo desta semana, inclusive na capital. Os dias serão marcados por céu nublado, chuva, raios e fortes rajadas de vento. 

De acordo com o Simepar, duas frentes frias vão passar pelo Paraná até o dia 20. A primeira avançou no domingo, 16, e a segunda, avança no dia 19, quarta-feira. “A combinação desses fatores vai favorecer a ocorrência de muita chuva sobre o Estado paranaense nos próximos sete dias. Essa chuva deve ser volumosa para a época do ano (que tem o clima tipicamente mais seco) e, mesmo com o cenário de estiagem, há potencial para pequenos alagamentos e transbordamentos de rios e córregos. O acumulado entre os dias 16 e 21 deve passar de 100 milímetros em todo o Estado e, pontualmente, pode chegar em 200 milímetros no centro-sul paranaense”, informa o Climatempo.

Na manhã de segunda-feira, 17, no Paraná, foi de chuva forte em regiões da metade norte do Estado, tendo em algumas estações meteorológicas acumulados de: Apucarana 38 mm, Londrina 45 mm, Maringá 24 mm e Umuarama 25 mm. No início da tarde, as chuvas ficaram mais concentradas no centro do Estado.

Além da chuva volumosa, a semana também deve ser marcada pelo frio. Em Paranaguá, as temperaturas podem ficar entre 16 e 20 graus. No fim de semana, as temperaturas devem baixar ainda mais.

Os dados históricos de acumulado de chuva em Paranaguá no mês de agosto, nos últimos 30 anos, foi de 77 mm. De acordo com o Climatempo, até o dia 16 de agosto, a cidade já alcançou 83% dessa média.

Em Santa Catarina, na terça-feira, as instabilidades voltam a ganhar força, e o Estado já fica em alerta para temporais, inclusive em Florianópolis. Depois dos tornados que ocorreram no fim de semana, a população deve ficar atenta, pois há risco para chuva forte, com raios, ventania e queda de granizo em todo norte e leste do Estado.

Com informações do Climatempo e Simepar