Na quarta-feira, 29, o Governo do Estado anunciou, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que foi homologado o resultado do processo licitatório para duplicação de 12,81 quilômetros da PR-412 de Guaratuba até a divisa com Santa Catarina, um dos principais acessos do litoral. A vencedora foi o Consórcio Construtor Litoral PR-412, que deverá providenciar a documentação necessária e formalizar o contrato, com futuro investimento de de R$254.500.000,00 na benfeitoria.
“Agora o Consórcio Construtor Litoral PR-412, formado pelas empresas Construtora Luiz Costa Ltda., Ellenco Construções Ltda. e Geosistemas Engenharia e Planejamento Ltda, deve providenciar a documentação necessária para a formalização do contrato. O investimento será de R$254.500.000,00. O DER-PR é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil)”, explica o DER-PR.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Segundo a Agência Estadual de Notícias (AEN), após contratação e realização da ordem de serviços, serão iniciados os estudos e levantamentos para elaboração de projeto básico e projeto executivo de engenharia, algo que conta com prazo de 12 meses. “Na sequência serão autorizados os serviços da obra em si, com prazo de 18 meses corridos”, completa.
Sobre a obra
De acordo com a AEN, a pista existente será alargada para 3,6 metros e os acostamentos para 2,5 metros, com a pista nova tendo as mesmas dimensões. “Elas serão separadas por um canteiro central de 2,2 metros de largura”, detalha. “No entroncamento com a PR-808 será readequada a interseção em nível e construído novo Posto da Polícia Rodoviária Estadual. A partir deste ponto também será implantada ciclovia, que segue até o perímetro urbano de Guaratuba”, complementa o DER-PR.
“A atual ponte sobre o Rio da Praia será demolida e substituída por uma galeria tripla de concreto de 2m x 2m. O trecho também terá três novos retornos em nível, no km 3,4, km 5,72 e km 10,88, novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, e dispositivos de segurança viária”, informa o Governo do Paraná.
Segundo a AEN, o trecho contemplado abrange desde o KM-0 da PR-412, na divisa entre Paraná e Santa Catarina, seguindo “até a interseção em nível de acesso para o Balneário Coroados, que será substituída por um novo viaduto”, finaliza.
Com informações da AEN





