conecte-se conosco

Litoral

Quase 900 veículos foram impedidos de passar nas barreiras sanitárias

Ação teve o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na região

Publicado

em

O feriado prolongado de Corpus Christi contou com abordagem e atuação das equipes das Prefeituras de Paranaguá e Guaratuba, através das Secretarias Municipais de Segurança Pública, com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 no litoral.

Desde quarta-feira, 2, os municípios estiveram com a instalação de barreiras sanitárias, que se estendem até o domingo, 6, nestes dois municípios. Matinhos e Pontal do Paraná optaram em não montar barreiras, mas de acordo com uma escala, os funcionários destas prefeituras ajudaram na estrutura montada na BR-277, entre os quilômetros 11 e 12.

Nos municípios que instalaram as barreiras foram 896 veículos que tiveram que retornar para seus locais de origem. Há a expectativa das barreiras sanitárias voltarem a funcionar no litoral, mas dependerá de como estará o cenário epidemiológico em relação ao avanço da pandemia do novo Coronavírus.

Paranaguá

Iniciada no dia 2, às 13h, e encerrada no domingo, às 7h, a barreira sanitária na BR-277, entre os quilômetros 11 e 12, abordou 19.348 veículos, sendo que 566 tiveram que retornar.

“Só passaram pela barreira pessoas que comprovaram residência no litoral ou que estavam a trabalho. Quando há menos pessoas circulando, a taxa de disseminação do vírus cai, e por consequência, o número de casos confirmados e de óbitos também é menor”, frisou o secretário municipal de Segurança, João Carlos da Silva.

Em Paranaguá, foram abordados 19.348 veículos.

Em Paranaguá, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semseg) coordenou a ação em parceria com demais secretarias do município.

Guaratuba

A Prefeitura de Guaratuba implantou barreiras restritivas na entrada do município desde quarta-feira, 2, para evitar a entrada e circulação de pessoas na cidade por conta do feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 3.

Neste período, só poderiam passar pelas barreiras os veículos emplacados no município de Guaratuba e veículos emplacados em qualquer cidade do Litoral, desde que estejam apenas de passagem.

Também poderiam passar pela fiscalização as pessoas com residência na cidade mediante apresentação de comprovante de residência atualizado, documento do veículo e documentos pessoais.

No caso de pessoas que não moram em Guaratuba, só poderiam passar pelas barreiras àquelas que apresentem comprovação de vínculo de trabalho no município com Carteira de Trabalho assinada, Ordem de Serviço ou chamado para atenção de ocorrências.

Ao todo, foram 1.405 veículos que estavam de passagem pelo município, sendo que 300 tiveram que retornar para seu local de origem nas barreiras restritivas de Guaratuba. Filas se formaram na barreira do Coroados.

Seis veículos furaram a barreira de Guaratuba e tiveram as placas fotografadas e deverão receber a multa em casa. Conforme o Decreto Municipal 23.864/2021, a multa pode variar de R$ 100 a R$ 20 mil. A prefeitura ainda vai definir qual será o valor exato a ser aplicado aos infratores. “Os valores da aplicação de multa serão revertidos ao custeio das ações de enfrentamento à Covid-19 da Secretaria Municipal da Saúde”, informou a prefeitura de Guaratuba, que afirmou que a medida, juntamente com outras implementadas pelo Comitê de Crise de Enfrentamento à Covid-19, visam a diminuir os índices de novos casos e óbitos de Guaratuba.

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Paranaguá e Guaratuba

plugins premium WordPress