Um dos destinos mais procurados por turistas durante a temporada de verão, Guaratuba, no Litoral, tem todos os seus pontos regulares de praia com condição ideal para receber banhistas ou para a prática de atividades esportivas. É o que apontou nesta sexta-feira, 10, o 8.º Boletim de Balneabilidade, relatório divulgado semanalmente pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Na cidade, os locais classificados como impróprios foram apenas aqueles encravados na foz de rios como o Brejatuba, ou seja, em regiões que drenam as áreas urbanas e que sempre receberam essa classificação. O destaque foi a recuperação da bandeira azul, que confirma a qualidade da água, pelas áreas à esquerda do Morro do Cristo e à esquerda da Rua Ponta Grossa.
De acordo com a análise do IAT, dos 76 locais monitorados, entre Litoral e regiões Oeste e Norte, 58 foram considerados apropriados, três pontos a mais em relação ao 7.° Boletim – além de Guaratuba, o Rio do Nunes, em Antonina, também passou da bandeira vermelha para a azul nesta semana.
Das 18 áreas classificadas como impróprias pelo instituto ambiental, dez são fixas exatamente por ficarem na foz dos rios.
Este é o oitavo Boletim de Balneabilidade da temporada de verão 2022/2023. O documento, divulgado pelo IAT toda sexta-feira, alerta a população sobre os locais que podem causar problemas de saúde quando em contato com a água, pela transmissão de bactérias, vírus, incluindo dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros. O monitoramento começou na semana do Natal e vai até o fim da temporada, no Carnaval.
COMO SABER
É possível acessar os Boletins de Balneabilidade no site www.iat.pr.gov.br no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP Balneabilidade Paraná, disponível para celular Android no Google Play. O serviço é ofertado há mais de 30 anos e realizado no período de maior fluxo de veranistas.
A análise das amostras de água é feita no laboratório do órgão ambiental, de acordo com a Resolução Conama n.º 274/2000, e os resultados são divulgados semanalmente. Ao longo desta temporada do Verão Maior Paraná serão emitidos nove boletins, até o dia 17 de fevereiro de 2023.
Fonte: AEN