conecte-se conosco

Litoral

Prefeitura e Cattalini Terminais Marítimos celebram projeto para profissionalizar atividade pesqueira

Sebrae e secretarias municipais também atuarão na iniciativa

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Paranaguá

O prefeito Marcelo Roque assinou nesta terça-feira, 23, uma Carta de Intenção junto à Cattalini Terminais Marítimos para colocar em prática um projeto que vai profissionalizar a venda de pescados no município. O objetivo é que, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação dos Pescadores de Paranaguá, a atividade pesqueira possa formar uma cadeia produtiva e desenvolvida.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semapa) e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semicom) também darão apoio na ação. O prefeito Marcelo Roque expressou sua satisfação em observar projetos capazes de transformar a comunidade.

“Nossos pescadores, que fazem um belo trabalho para o sustento de suas famílias, merecem essa iniciativa. É uma ideia que agrega valor e cria condições para que as comunidades desenvolvam um trabalho sustentável e rentável”, disse.

O projeto será constituído em etapas, sendo cada órgão responsável por uma delas. Enquanto a Cattalini investirá em condições e infraestrutura como a destinação de freezers para o armazenamento correto dos pescados, o Sebrae dará aulas sobre boas práticas de manuseio até embalagem. A Prefeitura de Paranaguá, através da Semapa e Semicom, auxiliará na finalização dos produtos.

“É uma enorme gratificação celebrar os 40 anos da Cattalini oferecendo este presente as comunidades. Uma iniciativa que representa não só a sustentabilidade como dá condições e infraestrutura aos pescadores”, salientou o diretor-presidente da Cattalini, José Paulo Fernandes.

O Controller da Cattalini, Fábio Martins Jorge, explicou que o objetivo é que o projeto seja de fato sustentável. “Estamos definindo alguns detalhes para o início da ação. Estamos em conversa com empresários de supermercados que vão abraçar a ideia e adquirir os pescados de maneira profissionalizada. Com a formação dessa cadeia produtiva de renda, analisamos que os pescadores terão uma vida melhor para se viver”, salientou.

Catiane dos Santos, representante da Regional Leste do Sebrae, ressaltou que a capacitação vai permear o trabalho dos pescadores. “Vamos abordar boas práticas, certificação do produto para a comercialização e embalagem para que realmente o pescado se torne um negócio apto para ser comercializado”, enfatizou.

O secretário de Agricultura e Pesca, Antonio Ricardo dos Santos, a secretária de Indústria e Comércio, Christianara Folkuenig e o Presidente da Colônia de Pescadores, Edmir Manoel estiveram presentes na assinatura.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

plugins premium WordPress