Litoral

Prato típico é instituído em Guaratuba em evento no Iate Clube

Concurso elegeu "Moqueca à Guaratuba", do chef Paulo Henrique Squarcini, como a opção gastronômica típica do município

29evocvv

Na noite do dia 23 de março, a Prefeitura de Guaratuba anunciou o vencedor do Concurso do Prato Típico de Guaratuba, idealizado pelo município, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo em parceria com o Senac e Fecomércio. O evento ocorreu no Iate Clube de Guaratuba. A opção gastronômica típica eleita foi a “Moqueca à Guaratuba”, receita que mescla pescada e banana, produtos presentes na produção artesanal do município, prato idealizado pelo chef Paulo Henrique Squarcini, atuante no Hotel Cabana Suíça. 

Segundo o município, em 2.º lugar ficou o Restaurante Convés Vila Real, pela chef Jussara Schultz e, em 3.º lugar, o Restaurante Dom Brot, pela chef Leia Mendes. “Idealizado pela Prefeitura de Guaratuba, Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, em parceria com o Senac e Fecomércio, o concurso teve 20 inscrições na primeira fase da qual foram escolhidos 12 finalistas”, detalha o município. 

“O Concurso do Prato Típico de Guaratuba começou a ser formatado em junho do ano passado em reuniões com os representantes do Senac Caiobá e Fecomercio, uma delas sendo uma visita técnica ao Iate Clube de Guaratuba com objetivo de definir a cozinha ideal para a realização da final do concurso. Antes da final, os cozinheiros tiveram que participar de um curso de Boas Práticas na Cozinha, promovido pelo Senac. Puderam se inscrever no concurso tanto pessoa física como jurídica (restaurantes e hotéis), esta última com indicação de representante. Todos os inscritos precisaram comprovar ser morador ou trabalhar na cidade”, informa a assessoria.

jdopacr1
Prefeito Roberto Justus ao lado do chef vencedor (Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação)

Regras, participantes e jurados

Segundo a Prefeitura, todos os pratos tinham que ter pelo menos um ingrediente do tipo frutos do mar e um acompanhamento oriundo de produção em Guaratuba. “Divididos em dois grupos, os participantes tiveram 3 horas de pré-preparo durante a tarde de quinta-feira, e na grande final, 1 hora para finalizar e empratar as porções para os jurados. Participaram também da final dando um show de criatividade e sabores os restaurantes e cozinheiros: Bar e Restaurante do Mentiroso – Vandir Esmanioto; Cabana Suíça – Loyane Muller; Glaci Rocio Theiss de Rosso; Juliano José Pereira; Klebia Pereira da Cruz Travassos; Nilsa Borges; Simone Wachter Muller”, complementa.

“Na mesa de jurados, avaliaram os pratos: Sidney Sidnei Lopes de Oliveira, diretor regional do Senac/PR, Jackson Pasturczak, chef e instrutor do Senac Matinhos Caiobá, Vaneise do Nascimento e Silva Bueno, nutricionista e instrutora de Hospitalidade do Senac Curitiba, Cidalgo Chinasso, secretário Municipal da Pesca, Fernanda Monteiro, secretária Municipal da Educação e influencer na área de gastronomia, Marlene Wolff, servidora da Cultura e Turismo, e o empresário e chef renomado Nereu de Oliveira”, ressalta a Prefeitura.

Premiação

a4zwqs1o
Vencedores do concurso no dia do evento (Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação)

De acordo com o município, a premiação do concurso foi para o prato que obteve a primeira colocação. “Além da receita vencedora ser instituída como Prato Típico de Guaratuba, o vencedor ganhou uma vaga no curso Técnico em Gastronomia do Senac Caiobá, com período de 18 meses para o chef. Para o 2.º Lugar, uma vaga no curso “Cozinheiro” ou “Confeiteiro” no Senac Caiobá e para o 3.º colocado uma vaga em curso de livre escolha, de curta duração, no Senac Caiobá”, acrescenta a assessoria. 

“Para que a receita vencedora faça parte do cardápio dos estabelecimentos gastronômicos da cidade, o próximo passo será uma aula show em que o chef Paulo Henrique Squarcini ensinará a todos sua receita”, explica o município.

Confira a receita vendedora: 

Moqueca à Guaratuba – Paulo Henrique Squarcini

Composição

Filé de pescada bembeca com escamas de banana. Acompanhado com molho de moqueca, farofa de mandioca e cebola roxa.

Descritivo do Prato

A origem do prato veio a partir da ideia de trazer a terra e o mar juntos, fazendo uma combinação perfeita entre o peixe e uma espécie de escamas feito com a banana. E trazer também a memória afetiva do sabor da moqueca. Sempre gostei do sabor salgado com o doce. E sinceramente o peixe com a banana fazem um casal perfeito. Sou cozinheiro há 5 anos e sou muito fascinado pela gastronomia local. O lugar em que vivemos tem produtos de excelentes e qualidade, ajudando a gastronomia local, os produtos locais e tudo que envolve coisas daqui, tudo se torna mais valorizado e conhecido, e Guaratuba merece todo esse reconhecimento.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Você também poderá gostar

Prato típico é instituído em Guaratuba em evento no Iate Clube

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Prato típico é instituído em Guaratuba em evento no Iate Clube

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.