conecte-se conosco

Litoral

Pedras retiradas em derrocagem no Porto de Paranaguá são aplicadas em vias de Guaratuba

Mais de dois mil metros cúbicos de rocha serão enviados pela Portos do Paraná ao município

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação

Na quarta-feira, 4, a Prefeitura de Guaratuba anunciou que está aplicando para melhoria de vias urbanas pedras enviadas pela empresa pública Portos do Paraná que estão sendo retiradas de pontos rasos da Pedra da Palangana para derrocagem e melhoria da infraestrutura portuária de acesso ao terminal, algo que foi firmado junto aos sete municípios do litoral junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) em outubro de 2021. Ao todo, o Porto deverá enviar mais de dois mil metros cúbicos de rocha para melhoria viária, sendo que já foram enviados até agora 400 metros cúbicos ao município.

No dia 7 de fevereiro a empresa Portos do Paraná deu início a etapa de remoção das rochas dos pontos rasos da Pedra da Palangana. Parte deste material está sendo destinado ao município de Guaratuba. Estão sendo removidas cerca de 22,3 mil metros cúbicos de pedras, cerca de 12% do total da Pedra da Palangana. Essas pedras estão sendo doadas aos municípios do litoral paranaense e poderão ser utilizadas em obras e manutenções de vias”, informa a assessoria da Prefeitura de Guaratuba.

De acordo com a assessoria, foram doados a Guaratuba dois mil metros cúbicos de pedras. Até agora, foram transportados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras 400 metros cúbicos deste material ao município. “Deste número, 27 caminhões trouxeram pedra de bica e 13 pedras de rachão”, completa.

“Este material foi doado pela Área de Preservação Ambiental – APA, através da administração dos Portos do Paraná. Eles serão usados na área urbana e rural da cidade. Uma parte das pedras serão utilizadas em dois pontos da rua Alexandre Correia para a ampliação da referida via”, detalha a assessoria.

Litoral

Em outubro de 2021, a SEIL e a Portos do Paraná firmaram parceria com os sete municípios do litoral para destinar rochas retiradas da Pedra da Palangana no processo de derrocagem em andamento no canal de acesso ao Porto. “Serão atendidas as cidades de Pontal do Paraná, Morretes, Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Guaraqueçaba, Antonina e Guaraqueçaba. Cada uma receberá aproximadamente 3 mil metros cúbicos de material, que poderá ser usado em melhorias de pavimentação”, informou a assessoria da pasta estadual na época. Ao todo, mais de 20 mil metros cúbicos de rocha, que foram retirados e estão sendo britados, serão destinados à região. 

Com informações da Prefeitura de Guaratuba e SEIL