No último fim de semana, entre o sábado, 21 e domingo, 22, foi realizado em Guaratuba, na Escola Municipal Vereador Heinz Wittitz, no Centro, mais uma edição do projeto “PCPR na Comunidade” da Polícia Civil do Paraná (PCPR). A iniciativa foi feita em parceria com a Prefeitura de Guaratuba. O balanço do evento foi positivo, com confecção de 256 carteiras de identidade junto à população, assim como na prestação de informações e atendimento humanizado, inclusive com atividades lúdicas junto a crianças que estiveram no local.
Segundo a Prefeitura, a ação teve o objetivo de integrar a PCPR junto à comunidade, trazendo informações importantes à população com relação à segurança pública, com atendimento humanizado, bem como identificando possíveis vítimas e conclusões de investigações. “Além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição PCPR em atividades sociais em prol da sociedade”, completa a assessoria.
“As carteiras de identidade (1°.ª via) foram confeccionadas para quem realizou o agendamento prévio com a equipe pedagógica de cada escola. A PCPR também realizou atendimentos preferenciais durante o evento e disponibilizou outros serviços como confecção de Boletins de Ocorrência (BO) e orientações sobre como fazer o registro, realizar denúncias e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime”, informa o município.
Segundo a Prefeitura e PCPR, foram realizadas apresentações aos cidadãos do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial da PCPR (Tigre), assim como dos cães da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). “Além disso, os policiais disponibilizaram diversas atividades lúdicas para as crianças”, detalha a assessoria.
Prefeito reforça importância da ação
“A Polícia Civil sempre está muito presente e trabalha em parceria com o Município de Guaratuba. Agora, na temporada de verão, está ainda mais atuante na nossa cidade e de uma maneira muito especial, aproximando-se da população, trazendo eventos, diversão para as crianças e informações para as famílias”, afirma o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus.
Segundo a secretária da Educação Fernanda Monteiro, o projeto realizado no município foi algo importante para a sociedade guaratubana. “Essa é uma ação muito importante para a cidade, pois confere um primeiro documento, o reconhecimento da dignidade e a cidadania dos nossos pequenos. Foi uma oportunidade de trazer o serviço e permitir a interação das crianças com os policiais de forma lúdica”, finaliza.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba