A Operação Verão 2019/2020 terá início no dia 21 de dezembro e se entende até o dia 1.º de março de 2020. Até lá, os efetivos de segurança são reforçados para garantir que tudo ocorra bem nesse período em que a população no litoral aumenta de maneira exponencial. O Corpo de Bombeiros atuará com mais de 600 guarda-vidas em vários pontos do litoral paranaense.
Segundo o comandante do 8.º Grupamento de Bombeiros do Litoral do Paraná, major Jonas Emmanuel Benghi Pinto, os preparativos para a Operação Verão estão na reta final. “Nós fechamos a planilha final de efetivo, por isso vamos trabalhar com 656 pessoas, entre bombeiros, bombeiras e guarda-vidas civis voluntários. Já estamos com alguns postos de guarda-vidas ativos durante a semana, hoje temos um posto ativo em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba”, destacou o major.
A partir de quinta-feira, 5, haverá um efetivo maior atuando nas praias paranaenses. “Aos fins de semana, de quinta-feira a domingo, reforçamos um pouco com três postos em Pontal, dois em Matinhos e dois em Guaratuba. Sempre lembrando que as pessoas podem visualizar esses postos no nosso aplicativo”, afirmou o major.
O aplicativo Bombeiros Paraná informa, em tempo real, as condições climáticas, a localização de postos de guarda-vidas das praias e a balneabilidade das águas do litoral. Está disponível para download no Google Play e no App Store, gratuitamente.
A partir do dia 16 de dezembro começam a chegar os profissionais do interior do Estado que vão reforçar o efetivo da Operação Verão. “Todo esse reforço de apoio que vem do interior, são 428 que vêm de outras regiões mais os guarda-vidas civis, chega a partir do dia 16 no fim da tarde, no dia 17 fazem uma reciclagem e recebem as orientações e, no dia 18 de dezembro, já começam a guarnecer vários postos em todos os municípios”, ressaltou o major.
TREINAMENTO
Os alunos fizeram estágio operacional com duração de 500 horas/aulas. “A capacitação, implantada pelo Corpo de Bombeiros da PM desde 2000, tem como objetivo proporcionar aos participantes o contato com a rotina do guarda-vidas militar, a vivência dentro da instituição Corpo de Bombeiros, com seus valores e tradições. Além de despertar nos participantes a oportunidade de prestar, de forma voluntária, um serviço à comunidade”, divulgou o Corpo de Bombeiros em nota.
Na semana passada, foi concluído o treinamento de 38 guarda-vidas, oito na Ilha do Mel e 30 em Matinhos. “Esses guardas começam a trabalhar conosco a partir do dia 21, quando será aberta a Operação Verão. Estamos nos ajustes finais de recebimento de alguns materiais, fardamento, equipamentos, e está tudo dentro do planejamento para que a gente tenha uma operação bem segura”, concluiu o major Jonas Emmanuel.