Na terça-feira, 9, a Prefeitura de Pontal do Paraná divulgou que foi realizada no município a “Operação Restinga”, ação conjunta que flagrou dezenas de carros estacionados em áreas de preservação ambiental nos balneários. Ao todo, 60 proprietários de veículos foram multados na ação que foi realizada pela Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) do Batalhão Ambiental (BPAMB-FV) e Força Verde da Polícia Ambiental do Paraná nos dias 2 e 3 de janeiro.
Ao todo, as multas foram aplicadas em 60 proprietários de veículos e totalizaram o valor de R$ 300 mil. “A fiscalização emitiu também 60 autos de infração ambiental, além de denunciar os autuados ao Ministério Público Federal (MPF). Foram enviados 60 ofícios ao Ministério Público Federal (MPF) comunicando as ilegalidades, flagradas principalmente nos balneários Guapê e Pontal do Sul. Eventualmente, os autuados responderão por crime ambiental”, detalha a assessoria.
Segundo o BPAMB-FV, a ação ocorreu “por meio de patrulhamento ostensivo e preventivo, identificando diversas ações ambientais, principalmente veículos estacionados em áreas de preservação permanente”, acrescenta. “Essa prática prejudica a regeneração natural da restinga, um ecossistema delicado e essencial para a biodiversidade”, informa a assessoria.
“Realizamos patrulhamento ostensivo e preventivo, identificando diversas infrações ambientais, principalmente veículos estacionados em áreas de preservação. Nosso compromisso é garantir a integridade da restinga, um patrimônio natural que merece atenção e cuidado”, destaca a Força Verde.
De acordo com o município, o alerta deve ser contínuo a moradores e turistas com relação à importância de preservar áreas de restinga em Pontal do Paraná. “Além de desfrutar da natureza com responsabilidade, recolher e descartar corretamente o lixo é uma atitude cidadã”, finaliza.
Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná