Quem passa pela Avenida Atlântica, entre Caiobá e o Pico de Matinhos, já pode ver o avanço que as obras de revitalização da orla de Matinhos está proporcionando ao local. São 6,3 quilômetros de revitalização, do Canal da Avenida Paraná (praia de Caiobá), até o Balneário Flórida. Até o momento, já foram realizados a engorda da faixa de areia em 1,8 quilômetro (do Canal da Avenida Paraná até o Pico de Matinhos), com a adição de 1 milhão de metros cúbicos de areia. A faixa de areia fica, na média, de 70 a 100 metros de largura.
As obras em Matinhos contemplam a engorda da praia, por meio de aterro hidráulico, mas também estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem para prevenção de enchentes, além da revitalização urbanística da praia e da calçada, com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.
O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Combinação que ao longo dos anos comprometeu boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município.
A obra é do Governo do Estado, através do Instituto Água e Terra (IAT), e executada pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública.
Novas Obras
De acordo com o governador Ratinho Júnior, em entrevista concedida no último sábado, 27, em Matinhos, as intervenções já realizadas somam-se a outras já encaminhadas que levarão o litoral paranaense a outro patamar em potencial de atração turística e de infraestrutura disponível aos moradores locais.
Podendo-se destacar entre elas, os projetos já encaminhados, como a ponte de Guaratuba e a duplicação do trecho entre o balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná, e a cidade de Matinhos.
“Serão investidos cerca de R$ 150 milhões, cujos recursos vamos captar e assim que forem liberados faremos a licitação para a duplicação entre Praia de Leste e Matinhos, que contará com ciclovia, pista de caminhada e iluminação de LED”, informou Ratinho Júnior. “Em setembro, vamos abrir os envelopes para saber qual empresa será responsável pela construção da ponte de Guaratuba, criando uma ligação mais rápida com Matinhos e fortalecendo a economia dos dois municípios.