Litoral

Morretes publica lista de imóveis com grau de proteção de tombamento no Centro Histórico

63 imóveis foram selecionados para preservar a história do município

Processo e normas de tombamento do Centro Histórico de Morretes ganham cartilha ilustrada

Na segunda-feira, 13, a Prefeitura de Morretes divulgou o inventário de imóveis que contam com grau de proteção de tombamento no Centro Histórico, em bairros e outros locais do município. Mesclando em diferentes graus de proteção,desde pleno, até  01, 02, 03 e 04, Morretes conta com 63 imóveis a serem tombados como grau de proteção de tombamento no Centro Histórico, constando entre eles casas, estabelecimentos comerciais, prédios públicos, logradouros e até mesmo a Serra do Mar. 

“Esses imóveis foram selecionados por terem sido conservados com as características que foram construídos na época, sendo considerados de importância para preservar a história do Município. As Secretaria de Urbanismo e Cultura, em parceria com a Coordenadoria do Patrimônio Cultural – CPC, estão elaborando o Plano de Trabalho para que as Normativas do Tombamento sejam cumpridas, portanto, se o seu imóvel é um desses do Inventário, compareça à Prefeitura para orientações”, informa a Prefeitura.

História

Segundo o município, “o processo de Tombamento do Centro Histórico de Morretes foi iniciado em 1997, mas apenas em 2022 foi finalizado e aprovado junto à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC), por intermédio da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) e do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA)”, completa. A inserção do tombamento foi feita em dois Livros Tombo em 18 de julho de 2022: Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico n.º 28-I e Histórico n.º 180-II.

“As intervenções devem seguir as Normas de Uso e Ocupação do Conjunto Histórico, Urbanístico e Paisagístico de Morretes, conforme Resolução n.º 54/2022, publicada no Diário Oficial do Paraná em 26 de março de 2022”, afirma a assessoria.

Sobre a classificação arquitetônica

Segundo o município, a classificação arquitetônica se dá de acordo com o desenvolvimento de diferentes materiais construtivos, disponibilidade de matéria-prima no local, assim como a facilidade de transporte e a criação de novos conceitos, cada época possui características que as diferenciam quanto ao ano/período de construção. “Algumas edificações deixam claros seus estilos e outras mostram uma mescla de um período de transição ou reforma que tenha acontecido no imóvel. Mesmo assim, cada uma é provida de sua própria beleza e conta um pouco da história de cada época”, acrescenta a Prefeitura de Morretes.

O inventário completo pode ser acessado no site da Prefeitura.

Com informações da Prefeitura de Morretes

Você também poderá gostar

Morretes publica lista de imóveis com grau de proteção de tombamento no Centro Histórico

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Morretes publica lista de imóveis com grau de proteção de tombamento no Centro Histórico

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.