conecte-se conosco

Litoral

Matinhos retoma aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19

Foi reiniciada imunização com a dose complementar da Pfizer e CoronaVac

Publicado

em

Na quarta-feira, 8, a Prefeitura de Matinhos anunciou a retomada da aplicação da segunda dose das vacinas contra CoronaVac e Pfizer contra a Covid-19. A imunização com a dose que completa o ciclo vacinal está ocorrendo na Arena Vicente Gurski, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, a aplicação da primeira dose segue ocorrendo nas unidades básicas de saúde (UBS) mediante cadastro e agendamento prévio.

De acordo com a pasta municipal de saúde, a aplicação da segunda dose foi reiniciada às 14h da quarta-feira, 8, na Arena Vicente Gurski. “Foi retomada a vacinação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 dos laboratórios CoronaVac e Pfizer para quem possui carteira de vacinação com anotação de segunda dose para até o dia 8 de setembro”, informa.

O município afirma que a aplicação da segunda dose do imunizante AstraZeneca permanece suspensa. “As segundas doses da vacina contra a Covid-19 da marca Oxford/AstraZeneca/Fiocruz continuam com aplicação suspensa, aguardando a remessa de novas doses, que, segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a previsão de atraso é de pelo menos 15 dias para normalização da distribuição”, informa, destacando que a Fundação Oswaldo Cruz anunciou que ficará pelo menos duas semanas sem entregar doses do imunizante devido à entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), importado da China, utilizado para produção das vacinas. 

Primeira dose

Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 segue ocorrendo nas unidades de saúde, mediante agendamento dos cadastrados. Desde a primeira quinzena de agosto, o município liberou aplicação da dose inicial em todas as pessoas com idade acima de 18 anos. “As pessoas que fizeram o cadastro para receber o imunizante nas UBS, deverão aguardar o contato do enfermeiro-chefe da unidade para agendamento da aplicação da primeira dose”, completa.

“Mesmo com o atraso, é de suma importância que quem tomou a primeira dose, não deixe de tomar a segunda dose, para que tenha plena eficácia na imunização. Enquanto aguardamos a imunização de 100% da população, não descuide dos protocolos sanitários na higienização constante das mãos, no uso do álcool em gel, no distanciamento social, e principalmente, no uso correto da máscara o tempo todo”, explica a Prefeitura de Matinhos.

Segundo o município, para sanar dúvidas quanto à imunização contra o Coronavírus os cidadãos podem mandar mensagem pelo WhatsApp diretamente para os números (41) 3971-6032  e (41) 3971-6131.

Com informações da Prefeitura de Matinhos

Foto: Arquivo/Prefeitura de Matinhos

Em alta

plugins premium WordPress