Na noite da quarta-feira, 22, o prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, o “Zé da Ecler”, assinou um acordo de cooperação com associações de artesãos atuantes no município. Dois convênios foram firmados junto à Associação Mãos Guerreiras de Matinhos (AMAGMA) e Associação de Artesãos de Matinhos, disponibilizando espaços públicos para que as entidades possam expor seus trabalhos artísticos, bem como promovendo oficinas de artesanato e realizando acolhimento a visitantes com prestação de informações turísticas e de outros setores.
Segundo o Departamento de Comunicação, um dos convênios foi firmado com a AMAGMA, que poderá ocupar o espaço inferior da Casa da Cultura. “A associação fica responsável – como contrapartida – em promover oficinas de artesanato”, detalha. “Outro acordo assinado foi com a Associação dos Artesãos de Matinhos. A entidade vai ocupar a Casa do Artesão, que fica na Avenida Atlântica, n.° 905, depois que a reforma no espaço for concluída. Como contrapartida, a associação fará o acolhimento a visitantes e turistas, prestando informações sobre turismo, esportes, cultura e lazer”, completa a Prefeitura.
“É uma honra para mim assinar esses dois convênios. Antes, os artesãos viviam ‘pisando em ovos’, com uma espécie de medo do poder público. Com a instituição do Dia do Artesão em 19 de março e com medidas em prol da classe, estamos mudando o panorama para as pessoas que confeccionam o artesanato em nossa cidade. E com cada integrante de sua gestão fazendo a sua parte, dando idéias, apontando soluções, estamos melhorando Matinhos”, afirma o prefeito Zé da Ecler.
Segundo o secretário municipal de Educação, Mário Braga, em pouco tempo, várias conquistas já foram realizadas pelo município no contexto cultural e artístico. “Em outros momentos, a Casa da Cultura era usada como ‘moeda de troca’. Ela não é para isso. Por isso, nós fizemos questão de ajudar na formalização de uma associação. Até a gente chegar nesse momento, que é a assinatura dos convênios. Para isso, houve a construção de um plano de trabalho para as duas associações. Tudo isso para que os artesãos tenham voz e vez junto ao poder público”, ressalta.
“A escolha da semana onde é celebrado o Dia do Artesão de Matinhos para essa assinatura é simbólica. Serve para mostrar que artesanato é uma fonte de renda digna. O que vemos aqui são mulheres empoderadas, que contribuem para o sustento de suas famílias”, salienta a coordenadora da Casa da Cultura, Susan Klein.
Sobre as associações e tempo de convênio
Segundo as informações repassadas pelo município, no presente momento a AMAGMA conta com 70 artesãos e a Associação dos Artesãos de Matinhos com 18 filiados. “Os convênios têm validade de cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco”, acrescenta a assessoria.
Presenças
“Acompanhar a assinatura dos convênios o diretor de Educação, Alzino Neto; o diretor-geral de Administração, Antônio Carlos Leite de Oliveira; o diretor da Cultura, Douglair Amaral; e a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Juliana Niesborski. O ato ainda teve a presença da presidente da Associação dos Artesãos de Matinhos, Cristiane de Fátima Gouveia; e da presidente da AMAGMA, Irene de Souza; além de filiados às duas associações”, finaliza a Prefeitura de Matinhos.
Com informações da Prefeitura de Matinhos (Departamento de Comunicação)