Litoral

Matinhos conta com tarifa zero para turistas no transporte coletivo

Benefício abrange moradores e veranistas, colaborando com mobilidade urbana e economia

u jzn23

O transporte coletivo com “tarifa zero”, implementado pela Prefeitura de Matinhos em junho de 2022, está colaborando no dia-a-dia não apenas de moradores, mas também no fomento ao turismo local. Na quinta-feira, 28, o município divulgou que turistas e veranistas podem também usufruir do benefício, algo que beneficia a mobilidade urbana durante a temporada e a economia local, gerando mais renda para comerciantes e empresários. 

“O transporte coletivo com tarifa zero já teve sua importância reconhecida pelos moradores que o utilizam durante todo o ano. E quando chega o verão, o serviço também é muito bem aproveitado pelos turistas que vêm ao nosso município”, informa a assessoria. 

Segundo o prefeito José Carlos do Espírito Santo, o “Zé da Ecler”, desde que o serviço passou a operar em Matinhos, o principal foco foi a circulação de moradores de forma gratuita, economizando os recursos da passagem para usá-los em comprar, girando o setor de serviços e comércio. “Essa possibilidade também é aberta aos veranistas que estão em nosso município. Ao ter a chance de se movimentar com o transporte coletivo, eles podem deixar seus carros na garagem, não precisando gastar com combustível e nem se preocupar com o trânsito. Quem já experimentou, aprovou”, completa.

Turistas aprovam o tarifa zero

“Vim com toda a minha família, sete pessoas. Como eu sempre venho para Matinhos na temporada, sei que o trânsito fatalmente aumenta muito nessa época do ano. O bom é que andando de ônibus não precisamos nos incomodar com isso”, afirma o turista Roberto Longhini, morador de Curitiba e que tem casa no balneário Flórida.

Paula Soares, turista de São José dos Pinhais que está em uma pousada em Caiobá, ressaltou que considera maravilhoso estar no município, que é lindo e que sai com ainda mais vantagem com o transporte público gratuito “Eu e minha família já usamos e está super aprovado, e só entrar e usar, já andamos por toda a cidade”, completa.

Linhas

“O transporte coletivo com tarifa zero tem quatro linhas em Matinhos: Monções-Terminal; Bom Retiro-Mangue Seco-Caiobá; Caiobá-Tabuleiro; e Cambará. As linhas operam todos os dias, com horário diferenciado aos domingos. Para saber os horários em que as linhas estão em atividade, os interessados podem consultar as redes sociais da Prefeitura de Matinhos”, finaliza a assessoria. O Instagram da Prefeitura é o @prefsmatinhos e o Facebook está disponível no link: https://www.facebook.com/prefsmatinhos

Mais de 700 toneladas de lixo recolhido nos últimos dias

vl0k kb2
Mais de 700 toneladas de lixo foram recolhidas em Matinhos nos últimos dias (Foto: Prefeitura de Matinhos)

Por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o município ressaltou que retirou quantidade recorde de lixo entre 23 a 28 de dezembro. “Do dia 23 ao dia 28, foram retiradas 310 toneladas de lixo de praia. No mesmo período, ainda foram 406 toneladas de lixo doméstico”, detalha.

“Neste ano, a procura de turistas por Matinhos começou antes do Natal, o que fez com a quantidade de lixo na cidade crescesse bastante. A pasta do Meio Ambiente já estava atenta a esse aumento e obteve um resultado recorde para o período”, informa a assessoria.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Cioli, as equipes estão atuando continuamente na coleta de lixo, algo que ocorrerá durante toda a temporada. “Diariamente, equipes da Secretaria estão nas ruas desde às 5h da manhã, realizando a coleta e a limpeza da cidade”, finaliza.

Com informações da Prefeitura de Matinhos

Matinhos conta com tarifa zero para turistas no transporte coletivo

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Matinhos conta com tarifa zero para turistas no transporte coletivo

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.