Litoral

Horta terapêutica desenvolvida em Antonina colabora no tratamento de pacientes do CAPS

Atividades na horta são feitas semanalmente às quintas-feiras

Na sexta-feira, 15, a Prefeitura de Antonina, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), anunciou que está realizando uma nova alternativa para somar forças no tratamento de pacientes: uma horta terapêutica. O espaço visa oportunizar aos pacientes uma nova forma de tratamento, sendo eles os principais cultivadores da horta, que inclusive foi uma iniciativa que surgiu através de demandas apresentadas pelas pessoas atendidas pelo CAPS.

A ideia da horta surgiu durante os atendimentos. Segundo a diretora do CAPS, Caroline Bueno, as atividades no espaço funcionam como recurso terapêutico, reforçando as potencialidades de pacientes e facilitando a expressão de sentimentos. “O contato direto com a natureza também serve como meio facilitador para desenvolver aspectos emocionais, sociais, intelectuais e físicos, objetivando resgatar a independência, autonomia, autoestima e autoconfiança do paciente”, explica.

A diretora ressalta que outra vantagem da atividade, que é feita uma vez por semana, é o resgate da cidadania, onde são abordadas questões de valores sociais como respeito e solidariedade, algo feito pela divisão dos materiais utilizados e com apoio a quem tem mais dificuldade de compreender e de coordenação motora, contribuindo também para o sentimento de coletividade com o trabalho em grupo. “Tudo isso acontece de forma harmônica e tranquila, num ambiente que propicia o relaxamento e a liberdade de expressão”, afirma Bueno.

Thiago Gimenez, assistente social do CAPS que está cuidando do projeto da horta terapêutica, explica que “as hortaliças produzidas serão utilizadas no lanche dos pacientes enquanto participam das atividades de grupo e também serão divididas entre eles para que sejam consumidas junto de suas famílias”, detalha. As atividades foram iniciadas na ultima semana e ocorrerão semanamente todas às quintas-feiras, às 9h30min, no CAPS Antonina, localizado na rua Coronel Líbero, n.º 01, Centro.

Com informações da Prefeitura de Antonina/Assessoria de Imprensa

Você também poderá gostar

Horta terapêutica desenvolvida em Antonina colabora no tratamento de pacientes do CAPS

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Horta terapêutica desenvolvida em Antonina colabora no tratamento de pacientes do CAPSAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.