Litoral

Guaratuba realizará novo concurso público da Guarda Civil Municipal em 3 de setembro

Edital de convocação dos candidatos será divulgado em 3 de agosto

rm7d0ts

Guaratuba. Foto: Arnaldo Alves/ANPr - 2017

Na sexta-feira, 21, a Prefeitura de Guaratuba e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) informaram que a primeira fase do concurso público para preenchimentos de vagas da Guarda Civil Municipal (GCM) será realizado em 3 de setembro. O anúncio foi feito após o concurso que ocorreu em 9 de julho ter sido anulado no último dia 19 de forma oficial, algo que ocorreu devido ao equívoco no número de questões da prova e desordem sequencial da avaliação.

“No dia 3 de agosto, a prefeitura divulgará o edital de convocação dos candidatos com inscrição homologada para a realização da prova objetiva e o ensalamento. A prova da primeira fase do concurso público para o cargo de Guarda Civil Municipal, realizada no dia 9 de julho foi anulada devido ao equívoco no número de questões e desordem sequencial das questões. Sendo assim, a nova prova será refeita no dia 𝟯 𝙙𝙚 𝙨𝙚𝙩𝙚𝙢𝙗𝙧𝙤 𝙙𝙚 𝟮𝟬𝟮𝟯, com as correções que comprometeram a sua aplicação adequada”, informa o município.

Segundo a Prefeitura, os candidatos inscritos no concurso da CGM “serão informados sobre os procedimentos e orientações para a realização da nova prova conforme novo cronograma de provas”, completa.

Nota oficial explicou anulação da prova

Em 19 de julho, a Prefeitura divulgou uma nota oficial onde comunicou a anulação oficial do concurso da GCM e que seria refeita uma nova prova “com as correções que comprometeram a sua aplicação adequada”. “Ressaltamos que todas as medidas necessárias serão tomadas para evitar que situações semelhantes ocorram futuramente”, destacou o município, reforçando ainda que “tem o compromisso de conduzir concursos públicos de forma transparente, justa e em conformidade com os princípios da legalidade e isonomia”, detalha. 

“Com base nesses valores, informamos que, em conjunto com a banca organizadora do Concurso Público para o Cargo de Guarda Civil Municipal e com a Unioeste, após uma análise criteriosa da situação ocorrida no dia 09/07/2023 (equívoco no número de questões da prova e desordem sequencial das questões), considerando, ainda, a gravidade do erro identificado na impressão da prova aplicada aos candidatos, ficou decidido que a prova será anulada. A anulação tem por objetivo garantir a lisura e a imparcialidade do processo seletivo, assegurando que todos os candidatos tenham igualdade de oportunidades e tratamento justo”, afirma a nota.

“A nova prova será elaborada de acordo com as disposições previstas no edital, corrigindo os erros que comprometeram a sua aplicação adequada. O município de Guaratuba e a Unioeste reiteram seu compromisso em garantir a transparência e a idoneidade do processo seletivo, respeitando os direitos e expectativas dos candidatos envolvidos. Ressaltamos que todas as medidas necessárias serão tomadas para evitar que situações semelhantes ocorram futuramente”, ressalta o comunicado aos veículos de comunicação.

Inscritos no concurso

De acordo com a prefeitura, aqueles que se inscreveram no concurso serão devidamente informados sobre os procedimentos e orientações para a nova prova, conforme novo cronograma de provas disponibilizado no site. “Pedimos a compreensão de todos os candidatos e reafirmamos nosso compromisso em conduzir o processo com a máxima lisura e transparência. O município de Guaratuba e a Unioeste estará à disposição para prestar esclarecimentos adicionais e fornecer informações atualizadas sobre o processo seletivo por meio dos canais de comunicação designados”, finaliza a nota.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Você também poderá gostar

Guaratuba realizará novo concurso público da Guarda Civil Municipal em 3 de setembro

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Guaratuba realizará novo concurso público da Guarda Civil Municipal em 3 de setembro

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.