No dia 15 de março, o Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR), lançou oficialmente uma pesquisa denominada de “Turismo Receptivo no Litoral do Paraná” que apontou que Guaratuba foi o principal destino dos turistas que visitaram a região durante a temporada de verão 2022/2023 que contou com a realização do Verão Maior 2023. O município foi local de pernoite de 37,6% dos visitantes do litoral do Paraná.
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, ressaltou que os dados reforçam que a cidade está no rumo certo no contexto turístico. “O turismo é a indústria vocação de Guaratuba e do litoral. A integração que virá com as obras de infraestrutura do Governo do Estado serão um marco do início de um novo litoral”, salienta Justus.
O boletim foi feito por meio de sondagem nos municípios litorâneos. “A coleta dos dados ocorreu entre os dias 1º a 30 de janeiro, envolvendo 3 mil pessoas e resultando em uma amostra final de 2.776 entrevistas respondidas pelos visitantes que foram até os postos de informações turísticas de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e os locais de informações turísticas itinerantes em Antonina, Morretes e Paranaguá”, informa a Setu. “A maioria dos turistas permaneceu no Litoral entre 5 a 7 pernoites (28,2%), enquanto 10% permaneceram apenas um dia (os chamados excursionistas). O município de Pontal do Paraná ficou em 2º lugar com 34,2% e Matinhos com 23,7%”, completa.
Maioria dos visitantes era do Paraná
Segundo a Setu, a maioria dos visitantes que vieram ao litoral na temporada era do próprio Paraná, algo que representa 87,9% do total, enquanto 11% vieram de outros estados, entre eles principalmente Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Já os turistas internacionais representam 1% do total de visitantes, e são originários principalmente da Argentina e do Paraguai”, informa a assessoria.
Objetivo da pesquisa
“O objetivo foi avaliar o turismo receptivo na região, buscando entender os hábitos de viagem das pessoas que visitam o Paraná, bem como os pontos positivos e aqueles em que a estrutura precisa melhorar. A ideia é que os resultados auxiliem na elaboração de estratégias para melhorar a experiência nos atrativos turísticos do Estado. Obviamente que o levantamento deve ser realizado com frequência, para podermos monitorar e medir os resultados”, afirma o secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes.
Segundo a Setu-PR, o foco foi realizar a identificação do perfil dos visitantes. O boletim se trata de uma série de levantamentos temáticos, algo que colaborá na orientação e criação de políticas públicas voltadas ao turismo no litoral e em todo o Paraná. “A coleta dos dados ocorreu entre os dias 1º a 30 de janeiro, envolvendo 3 mil pessoas e resultando em uma amostra final de 2.776 entrevistas respondidas pelos visitantes que foram até os postos de informações turísticas de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e os locais de informações turísticas itinerantes em Antonina, Morretes e Paranaguá”, informa a pasta.
Estratégia para alavancar turismo
De acordo com a assessoria, uma nova estrutura montada na Setu-PR incorporou uma Coordenação de Inteligência e Estratégia Turística. A missão é analisar e reunir dados locais e globais de forma atualizada abrangendo os segmentos turísticos. Com isso se dará maior velocidade e segurança nos processos de tomada de decisão. O boletim publicada é fruto desta nova estratégia.
“Os próximos boletins a serem divulgados trarão dados sobre os visitantes dos principais atrativos turísticos; monitoramento do Cadastur (o cadastro turístico do governo federal); monitoramento dos empregos e estabelecimento turísticos; e, por fim, o monitoramento do tráfego aéreo”, finaliza a Secretaria do Turismo.
Com informações da AEN e Prefeitura de Guaratuba