conecte-se conosco

Litoral

Guaratuba comemora seus 251 anos nesta sexta-feira

Desfile Cívico será retomado após dois anos de pandemia

Publicado

em

Foto: Arquitetos Desterro/Divulgação (https://www.desterro.arq.br/pracaguaratuba)

Na sexta-feira, 29, Guaratuba celebra seus 251 anos de fundação. A Prefeitura divulgou durante a semana a programação para a data festiva, com destaque para o retorno do Desfile Cívico, que acontecerá às 15h na Avenida 29 de Abril, após ter ficado paralisado durante dois anos por conta da pandemia. Além disso, desde o domingo, 24, uma série de eventos ocorreram em celebração ao aniversário do município. 

“Após dois anos de pandemia, nós, com grande alegria, podemos voltar a realizar o encantador Desfile Cívico em comemoração aos 251 anos de fundação de Guaratuba. Será um momento mágico e emocionante”, afirma a assessoria da Prefeitura. O município reforça o convite para que moradores e turistas prestigiem o evento e a programação de aniversário. “Além do Desfile Cívico, teremos outras atividades, como homenagens e inaugurações”, completa.

O dia do aniversário terá agenda lotada. O início será às 8h30 com o hasteamento das Bandeiras na Praça Central. Às 9h30 será dado início às obras do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) do bairro Caieiras na escola municipal da localidade. Às 10h30 será inaugurado o CMEI Samantha Oliveira Pinto Nassif na localidade do Carvoeiro. No horário das 15h  haverá o tradicional Desfile Cívico na Avenida 29 de Abril, com posterior entrega de comenda de 250 anos ao Capitão Elizeu da Silva, pelo trabalho desempenhado na Banda da Polícia Militar do Paraná (PMPR) nos desfiles cívicos do município, algo que ocorrerá às 18h na Praça Central.

Ainda na Praça Central, às 18h30 da sexta-feira, 29, haverá abertura do espaço de alimentação e confraternização, com direito a música ao vivo. Posteriormente, no sábado, 30, às 9h, será realizada a entrega de comendas dos 250 anos de fundação de Guaratuba ao deputado estadual Nelson Justus devido ao apoio e dedicação ao município, algo que acontecerá na Igreja ADVEC.

Eventos durante a semana

A programação de aniversário foi iniciada no último domingo, 24, com um culto em comemoração à data que foi realizado na Igreja Assembleia de Deus. Na manhã da segunda-feira, 25, ocorreu na Secretaria de Cultura e Turismo a entrega de comendas de 250 anos de fundação em homenagem às gestões dos ex-prefeitos de Guaratuba. Ainda na sede da pasta, na terça-feira, 26 e na quarta-feira, 27, também foram entregues comendas por indicações de vereadores e aprovação da Câmara, bem como para líderes religiosos por indicação dos legisladores. 

Na quarta-feira, 27, durante a tarde, aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohapar o lançamento do programa Saúde na Hora com implantação de horário estendido na UBS, disponibilização de eletro com laudo e entrega de três veículos para atender demandas da Secretaria Municipal de Saúde. 

Na manhã da quinta-feira, 28,  teve início o Torneio Beach Tênis Grand Slam Guaratuba – FPT 2000 no Parque Municipal, data em que foi feita também a entrega de comendas no período da tarde na Secretaria de Cultura e Turismo para professores no topo da carreira que trabalharam por vários anos no município. O encerramento da programação no dia em questão foi no fim da tarde com a inauguração da Subprefeitura Regional do Coroados.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba