Com o objetivo de buscar soluções para o desafio da pandemia da Covid-19 no litoral, o Fórum de Debates do Litoral realiza na quarta-feira, 24, às 19 horas, o evento “Covid 19 – Problemáticas e Desafios Municipais”.
Uma das organizadoras do evento, Matsuko Barbosa, representante da União Brasileira de Mulheres, destaca o propósito do evento. “Após um ano, o Estado do Paraná vive seu pior momento na pandemia de Covid-19. Com um total de mais de 801 mil casos e 15.166 mortes, nesta terça-feira, 23, diversas regiões se encontram à beira do colapso sanitário, com filas de pacientes à espera de vagas em leitos de UTI. Para buscar soluções para o desafio enfrentado pela região, o Fórum de Debates do Litoral realizará esta conversa nesta quarta-feira, dia 24, às 19 horas”, disse Matsuko, enfatizando que a participação das mulheres é fundamental neste debate. “O fato é que a pandemia da Covid-19 expôs ao mundo a vulnerabilidade do trabalho informal, o impacto das desigualdades de gênero e raça no mundo do trabalho, a sobrecarga doméstica e dos cuidados que pesam sob as mulheres. Outro fenômeno nesse período foi o aumento da violência doméstica e da subnotificação da violência de gênero. As dificuldades no acesso aos serviços de saúde também afetam as mulheres. Os dados apontam que o Brasil tem o maior número de gestantes afetadas pela Covid-19. As trabalhadoras domésticas foram as primeiras a perder os seus empregos e as mulheres, em sua maioria, ocupando postos de trabalho precários e atividades econômicas informais, representam parcela relevante do contingente de desempregados. Diante de toda essa situação se faz muito necessária a participação das mulheres neste debate”, completa.
Para participar, compondo a mesa virtual, foram convidados especialistas e representantes de diversos segmentos da sociedade para debater os impactos sociais, econômicos e na saúde, bem como apresentar o que está sendo feito e o que precisará ser realizado para combater esta que se apresenta como a pior fase da pandemia na região.
Dentre os convidados confirmados estão a Secretária de Saúde de Paranaguá, Ligia Cordeiro, o ex-diretor Geral do Hospital Regional do Litoral, Giovani de Souza, Secretário de Saúde de Antonina, Odilino Toledo, Presidente do Conselho Editorial da Folha do Litoral News e presidente do Conselho da Mulher Executiva da Aciap, Jacqueline Guimbala, o Professor de Sociologia do IFPR campus Paranaguá, Luiz Belmiro, e presidente do Sindeesp – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Paranaguá, Jaime dos Santos, deputado estadual Tadeu Veneri, Sejuf, Adriano dos Santos, prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, e do médico Alceu Fontana Pacheco Neto, diretor do Sindicato dos Médicos do Paraná, SIMEPAR e membro do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba.
“Além das falas de especialistas e representantes do Poder Público, o debate será aberto aos participantes, para contribuições ao debate e realização de perguntas aos representantes da mesa virtual. Gostaríamos de lhe convidar para participar deste importante debate para a nossa região!”, convida Matsuko.
O debate terá como mediador Rafael de Souza da Paranaguá Criativa, e conta com o apoio das organizações Parnaguarte, União Brasileira de Mulheres, Marcha Mundial de Mulheres, Boca no Trombone, Somos todos SAMU Litoral, Paranaguá Criativa e Observatório Social, será realizado a partir das 19h, via Zoom, e será aberto à toda a sociedade.
Os interessados podem se inscrever no link: https://forms.gle/oQm37sptgexR8giBA.
A transmissão do evento ocorrerá ao vivo pelo Facebook, e para assistir, basta acessar a página do Fórum de Debates do Litoral, por meio do link: https://www.facebook.com/forumdedebatesdeparanagua.
Matéria atualizada às 22h37 de 23/03/2021
Leia também: Chuva e vento forte causam estragos em Matinhos