Na quinta-feira, 21, começa o verão, que perdura até o dia 20 de março de 2018. A estação é aguardada por muitos que querem aproveitar a praia e as demais atrações que os municípios do litoral do Paraná têm a oferecer. O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) afirmou que a estação mais quente do ano será típica, com altas temperaturas e chuvas no fim do dia, com riscos de temporais.
No último fim de semana, os moradores no litoral e também os turistas presenciaram dias bastante quentes que lotaram as praias paranaenses. Nas festas de fim de ano, durante o Natal e o Ano-Novo o clima irá se manter, de acordo com o Simepar.
“Os dias permanecerão quentes com um pouco mais de nuvens, com temperaturas mínimas acima dos 20 graus e máxima acima dos 30 graus. Além de chuvas ocasionais durante a tarde e, no geral, passageiras. O Natal será muito quente e o Ano-Novo também”, explicou o meteorologista do Simepar, Reinaldo Olmar Kneib.
Pode haver temporal na quinta-feira, 21, com a chegada de uma frente fria, com chuva mais intensa e diminuição da sensação de abafamento.
“Mas, no fim de semana já deve voltar a aquecer bastante em todos os municípios do litoral, principalmente Paranaguá e a baía de Antonina que aquece muito. As temperaturas máximas devem ser em torno de 32 a 34 graus”, adiantou Reinaldo.
No início deste ano, muitos moradores no litoral sofreram com os temporais e os consequentes alagamentos em algumas regiões. Segundo o meteorologista, essa situação pode se repetir, por isso é importante que as pessoas confiram no site do Simepar qual a previsão e se há alertas para poder se proteger.
A previsão de chuva para janeiro, mês que se costuma observar muitas precipitações, tem média prevista de 250 mm nos municípios do litoral.
“O verão no litoral será típico, de um modo geral será quente e chuvoso”, salientou Reinaldo.
DEFESA CIVIL
O sistema de envio de SMS para alertar sobre tempestades já está em funcionamento no litoral. Para receber os avisos de previsão de chuvas de granizo, vendavais e outras intercorrências, moradores em todo o Estado devem mandar uma mensagem de texto com o CEP para o número 40199. As operadoras de telefone também enviam SMS com o oferecimento do serviço de alerta para facilitar e ampliar a utilização.
O alerta foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e começou a funcionar em junho em cinco municípios do Estado de forma experimental. O projeto deverá ser disponibilizado em todas as cidades do País até março de 2018.