No domingo, 29, o perfil no Facebook “Matinhos agora” divulgou imagens três embarcações em Matinhos com pescadores que obtiveram mais de três toneladas de tainha (Mugil platanus), algo que chamou a atenção de moradores e turistas que estavam no município, na região próxima ao Mercado do Peixe. A captura do pescado é autorizada e mais propícia de ocorrer em períodos mais frios, ou seja, entre o outono e o inverno. Desde o dia 1.º de maio, o Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA), através da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), autorizam a pesca de permissionamento de cerco/traineira.
“Agora. Pescadores de Matinhos em festa com três canoas chegam com mais de três toneladas de tainha”, informou o perfil nas redes sociais. As fotos foram feitas no retorno de uma pescaria por parte de trabalhadores que atuam no litoral do Paraná, mais precisamente em Matinhos. As imagens tiveram mais de 680 compartilhamentos e 4,1 mil reações até a tarde da segunda-feira, 30.
A Portaria n.º 611/2022 da SAP e MAPA criou a autorização de pesca especial temporária válida para a temporada de 2022, que foi concedida com base nos critérios e no resultado do processo seletivo do Edital de Seleção n.° 2. Esta autorização foi emitida para a modalidade de permissionamento de cerco/traineira, com validade entre 1.° de junho a 31 de julho de 2022. Além disso, para a modalidade de permissionamento de emalhe anilhado, está autorizada a pesca de tainha para o período entre 15 de maio a 31 de julho de 2022.
“A Autorização de Pesca Especial Temporária substituirá o Certificado de Registro e Autorização de Embarcação Pesqueira (RAEP) de origem, durante sua vigência”, detalha a portaria.
A Portaria em questão estabelece uma série de parâmetros no que tange às cotas de captura do pescado, monitoramento e controle, sanções administrativas impostas caso ocorra desrespeito à portaria, entre outras regras para cadastro de embarcações e outros itens. O documento pode ser acessado no link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-sap/mapa-n-611-de-28-de-fevereiro-de-2022-383320873 .
Ato heróico
Murilo Ramos, um dos pescadores que estavam nas três canoas, chamou a atenção não só pela eficiência no trabalho realizado continuamente, como também por um ato heróico. “Durante a realização da retirada das tainhas da sua canoa, por coincidência iniciou-se um afogamento de um jovem quase em frente às canoas. Quando começou uma gritaria de várias pessoas que ali estavam, eis que o pescador Murilo Ramos largou tudo e saiu correndo e se jogou no mar na tentativa de salvar o jovem que já estava submergindo”, explica o perfil Matinhos agora.
Segundo o perfil, Murilo conseguiu realizar o ato de heroísmo com sucesso. “O jovem está bem e salvo. Parabéns Murilo, você é o cara!”, explica. O compartilhamento da história rendeu mais de de 300 compartilhamentos e 4,9 mil reações no Facebook.
Confira vídeo publicado pelo perfil “Matinhos agora.” registrando a chegada dos pescadores:
Vídeo: Matinhos agora./Facebook