Litoral

Em Pontal do Paraná, 60 profissionais de costura são capacitados para confeccionar uniformes escolares

Objetivo é fornecimento da vestimenta por MEI´s locais e benefício à economia local

9edfujh

Na terça-feira, 3, a Prefeitura de Pontal do Paraná, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em conjunto com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Paraná (Senai Paraná), anunciou que está concluindo a capacitação de 60 profissionais de costura atuantes no município. O objetivo é que eles possam confeccionar uniformes escolares por Microempreendedores Individuais (MEI´s), algo que gera emprego e beneficia a economia local, garantindo também uniformes de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino. 

“Os cursos ‘Princípios de Confecção Industrial’ (turmas I e II, com 36 horas/aula) e ‘Técnicas de Costura Industrial com Ênfase em Uniformes’ (96 horas/aula) estão formando um time de 60 costureiras e costureiros em Pontal do Paraná. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Provopar. As aulas são ministradas pelo Senai Paraná e são o primeiro passo para que os uniformes escolares da rede municipal de ensino sejam produzidos na cidade por empreendedores locais para o ano letivo de 2024”, explica a prefeitura.

De acordo com a assessoria, uma turma com 20 alunos concluiu o curso básico nesta semana e uma segunda turma, também com 20 alunos, iniciará a capacitação na quarta-feira, 5. “Outra turma, do curso avançado, capacita com aperfeiçoamento 20 profissionais que já realizaram trabalhos junto ao Provopar. Além dos cursos, a prefeitura disponibiliza orientação para formalização de MEI´s através da Sala do Empreendedor e do Escritório de Compras Públicas como condição para que os profissionais de confecção prestem serviços ao município”, detalha.

Emprego e renda

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, o “Rudão Gimenes”, ressalta que a iniciativa foca na geração de renda e emprego, formalizando costureiras e costureiros que atuam em município, podendo eles incrementarem sua renda e formação se tornando MEI´s, com a Prefeitura podendo comprar insumos e confeccionar uniformes da rede municipal por meio desta parceria de serviços. “Queremos que o dinheiro fique no município e impulsione a economia local garantindo uniformes escolares com qualidade para nossos alunos, além de gerar emprego e renda a quem produz”, detalha Gimenes.

A secretária municipal de Assistência Social e vice-prefeita, Patrícia Millo Marcomini, também secretária de Assistência Social, frisou que as parcerias com Provopar e Senai como fundamentais para o sucesso da iniciativa. “As aulas no Centro Praia já formaram uma turma e temos outra iniciando nesta semana, com aulas das 8 às 12 horas, para 20 alunos. Com isso avançamos para que a cidade produza seus próprios uniformes e fazemos a diferença diretamente na vida dessas pessoas, dos alunos e da cidade em geral”, acrescenta.

Salas de costura

Duas salas de costura serão montadas pelo município para a produção dos uniformes escolares, uma delas localizada no Provopar e outra no Centro Praia. A coordenadora do projeto “Retalhando” do Provopar, Francisca Moura Kaminski, explica que a iniciativa em questão visa o acolhimento e encaminhamento de mulheres para cursos de economia doméstica, incluindo nesse contexto o aproveitamento de retalhos da indústria têxtil. Ela salienta que será aberto cadastro para formação de novas costureiras.  “Poderá participar mesmo quem que não fez o curso, desde que demonstre habilidade. Haverá um teste de avaliação feito pelo Provopar e os aprovados serão encaminhados para formalização como MEI’s”, finaliza a coordenadora. 

Além disso, Kaminski salienta o viés sustentável do projeto. Os uniformes deverão ser entregues aos alunos em sacolas de tecido com material reaproveitado e não em sacolas plásticas, algo que contribui para o uso sustentável de recursos e preservação do meio ambiente.

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

Você também poderá gostar

Em Pontal do Paraná, 60 profissionais de costura são capacitados para confeccionar uniformes escolares

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Em Pontal do Paraná, 60 profissionais de costura são capacitados para confeccionar uniformes escolares

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.