Litoral

Devido às chuvas, obras de reforma da ponte metálica do Porto de Cima são adiadas em Morretes

Bloqueios parciais começarão a partir da próxima segunda-feira, 24

eq1k126b

Na segunda-feira, 17, o Governo do Estado, através Departamento do Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), junto à Prefeitura de Morretes, informaram o adiamento de obras de revitalização da ponte metálica do Porto de Cima, em Morretes. A medida ocorre devido ao mau tempo com chuvas previsto para os próximos dias, algo que impossibilita serviços de solda do gradil metálico e outras benfeitorias. Com isso, o bloqueio da ponte e benfeitorias está previsto para ocorrer na próxima segunda-feira, 24. 

A ponte metálica em questão passa sobre o Rio Nhundiaquara no Porto de Cima, distrito de Morretes. “A Prefeitura de Morretes informa que devido aos últimos acontecimentos e a previsão do tempo para próxima semana, haverá um adiamento no início das obras de recuperação da ponte metálica do Porto de Cima. A empresa responsável pelos trabalhos está no local organizando e preparando os detalhes para a obra, mas o mau tempo previsto para os próximos dias impossibilita o trabalho no período noturno com chuva, conforme programação planejada. Ainda assim, o adiamento do início dos trabalhos não interferirá no prazo final de conclusão da obra. Nos próximos dias daremos novas informações”, informa o município.

De acordo com o DER/PR, responsável pela obra, a medida se fez necessária “devido à previsão de chuvas ao longo da semana na região, que impossibilitam o serviço de solda do novo tabuleiro de gradil metálico da obra de arte especial”, completa. “O planejamento do DER/PR é demolir um terço do tabuleiro de concreto atual por semana, já realizando a substituição pelo gradil e permitindo a reabertura do tráfego de veículos em intervalos planejados, inclusive nos finais de semana”, ressalta a autarquia.

Turismo

Segundo o Departamento, a programação atende solicitações de comerciantes, comunidade e lideranças do município, visando garantir acesso de visitantes ao distrito em dias com maior movimento, reforçando que o turismo é a principal fonte de renda no Porto de Cima. “A operação pare-e-siga, típica em obras desse tipo, não será possível neste caso, já que a ponte é de pista única”, detalha.

0g9mics9
Mau tempo impossibilita trabalhos de solda do novo tabuleiro de gradil metálico da obra de arte especial (Foto: DER/PR)

“A ponte sobre o Rio Nhundiaquara, que fica na rodovia PR-411, já recebeu serviços de tratamento e reforço das estruturas metálicas e de concreto nas laterais e abaixo dela, mas para a etapa final será necessário o bloqueio parcial do tráfego de veículos. O investimento na reforma é de R$ 1.844.444,43”, informa o DER.

Desvio e cronograma previsto

A paralisação do tráfego e obras na ponte farão com que haja necessidade de desvio na via estadual. “Durante os horários de interdição, usuários podem acessar Porto de Cima ou a PR-410 por meio de Morretes, pela PR-408. Pedestres e ciclistas poderão fazer a travessia mesmo durante os serviços na ponte, por meio de uma passarela temporária ao lado da estrutura”, informa a assessoria. 

“Os serviços na obra serão executados principalmente durante o período noturno, sem bloqueios de tráfego nas sextas-feiras e sábados, e no domingo somente após as 22h. Uma iluminação específica para as atividades será empregada durante os trabalhos”, finaliza o DER/PR.


Com informações do DER/PR, AEN e Prefeitura de Morretes

Você também poderá gostar

Devido às chuvas, obras de reforma da ponte metálica do Porto de Cima são adiadas em Morretes

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Devido às chuvas, obras de reforma da ponte metálica do Porto de Cima são adiadas em Morretes

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.