conecte-se conosco

Litoral

DER/PR sugere que usuários do ferry boat de Guaratuba utilizem rota alternativa no Carnaval

Momento de transição entre operadoras da travessia pode a gerar filas durante o feriado, com o aumento de turistas visitando Litoral

Publicado

em

Com a chegada do feriado de Carnaval, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) recomenda que visitantes do Litoral busquem rota alternativa para visitar Guaratuba, devido à situação atual da travessia por ferry boat no município. A sugestão é utilizar a BR-376 até o município catarinense de Garuva, e de lá seguir pela PR-412 até chegar em Guaratuba.

O serviço de travessia por ferry-boat, realizado por concessão pública e fiscalizado pelo DER/PR, passa por um momento de transição, sendo operado pela empresa Internacional Marítima desde o dia 10 de fevereiro, por meio de contratação emergencial. A medida foi necessária após ter sido declarada a caducidade do contrato com a operadora anterior, que acumulou problemas com as embarcações e estrutura da travessia, chegando ao ponto de um dos atracadouros ter afundado na baía.

O DER/PR já observou melhorias no serviço atual, que está sendo realizado com três embarcações do tipo ferry boat e um conjunto de balsa e rebocador, em apenas dois atracadouros. Com isso, a formação de filas tende a se manter, levando em conta o aumento de visitantes no Litoral paranaense durante o feriado. A empresa está realizando os reparos nos atracadouros interditados, que devem voltar a ser utilizados nas próximas semanas

ATUALIZAÇÕES

Para auxiliar os usuários que permanecerão utilizando o ferry boat durante o feriado, o DER/PR está reativando a partir deste sábado (26) um perfil na mídia social Twitter que será atualizado ao longo do dia com informações sobre o tempo de espera da travessia.

O objetivo é orientar o público para que se programe e evite horários de pico. As informações estão disponíveis no portal e no perfil. O serviço será mantido durante todo o carnaval.

RESTRIÇÃO

O DER/PR determinou a restrição do tráfego de veículos pesados na travessia de ferry boat da Baía de Guaratuba neste feriado. A decisão se deve à expectativa do aumento de volume de tráfego no período de Carnaval, bem como recomendações da Capitania dos Portos do Paraná e da atual operadora da travessia.

Das 14h de sexta-feira (25/02) até às 14h de quarta-feira (02/03) será permitida apenas a travessia de veículos leves (motos, automóveis e pick-ups), veículos de emergência, veículos oficiais e ônibus de transporte coletivo intermunicipal e interestadual (todas as linhas regulares).

FISCALIZAÇÃO

Desde outubro de 2021, o DER/PR conta com uma equipe específica para apoiar a fiscalização e o gerenciamento do contrato do ferry boat de Guaratuba, com a contratação de analistas de Engenharia Civil, Administrativo, de Engenharia Naval e Jurídico. Eles se juntaram aos profissionais que já atuavam na fiscalização, e apoiam o DER/PR visando garantir o serviço adequado, prezando pela segurança e conforto dos usuários. 

Foram aplicados ao todo 200 autos de infração à operadora anterior, até o seu último dia em operação.

PONTE

A solução definitiva para a travessia será a Ponte de Guaratuba. O Governo do Estado já contratou e está em andamento o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e estudos preliminares de engenharia da obra. Eles deverão validar ou propor alterações para os três traçados mais viáveis apontados em um estudo de viabilidade, já concluído, buscando a melhor solução para a obra do ponto de vista ambiental e técnico.

Com os estudos finalizados, deve ser licitada a elaboração do projeto executivo de engenharia da ponte e a contratação da execução da obra em si.

Fonte: AEN