No sábado, 13, uma ação conjunta rápida feita peelo Pronto Socorro (PS) Municipal de Guaratuba, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), salvou a vida de uma menina com 11 meses de idade. Melissa, filha do casal Patrícia Schiminski e Jean Afonso dos Anjos, que reside no balneário Eliana, em Guaratuba, e ao perceber dificuldade respiratória da criança e posteriores convulsões, imediatamente se deslocaram ao Pronto Socorro, onde atendimento de mais de três horas estabilizou o quadro de Melissa, que foi encaminhada posteriormente de helicóptero pelo BPMOA ao Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá.
“A família reside no Balneário Eliana, em Guaratuba, litoral do Paraná. Os pais e a avó materna, Maria de Fátima Freitas, foram testemunhas do momento crítico. Por volta das 17h, a avó percebeu que Melissa, que estava em um carrinho, apresentava dificuldade para respirar, suspeitando de um possível engasgamento. Ao alertar o genro Jean, ambos identificaram que a criança estava sofrendo convulsões em sequência”, afirma a Prefeitura de Guaratuba.
De acordo com o município, a situação de urgência de Melissa fez com que seus pais se deslocassem imediatamente ao Pronto Socorro, onde a equipe médica agiu rapidamente. “Ao chegarmos no PS, os enfermeiros e médicos vieram ao nosso encontro e ficaram em torno de 2h30, 3h para conseguir estabilizar minha filha. Em nenhum momento foi deixado de dar apoio a ela e a nós, familiares. Posteriormente, o SAMU foi acionado, foi quando ocorreu a intubação, e eles também deram toda assistência e apoio”, afirma a mãe da criança.
Assim que chegaram ao HRL em Paranaguá, Patrícia ressalta que Melissa teve melhora significativa no quadro de saúde e já estava tentando se livrar da intubação. “Sem dúvida alguma, o trabalho realizado no PS de Guaratuba, pelo SAMU e a equipe do BPMOA, salvou a vida da minha filha, pois, segundo o prontuário médico, foram ao menos 20 convulsões em sequência. Quero expressar meu agradecimento a Deus e a todos que contribuíram para que minha filha esteja entre nós”, finaliza.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba