Na quinta-feira, 30, a empresa BR Travessias Ltda, concessionária responsável pelo transporte aquaviário na Baía de Guaratuba, confirmou que realizou a devolução da balsa Rainha de Guaratuba e do Rebocador F. Andreis VI para o Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR), algo que já era previsto de forma anterior. De acordo com a empresa, o uso das embarcações era provisório, conforme requisição administrativa informada pelo DER-PR feita à concessionária anterior, a F. Andreis, no dia 15 de julho de 2021, empresa que conta agora novamente com a balsa e o rebocador que foram devolvidos.
“A concessionária afirma que a travessia não será afetada. Durante esse período a empresa tratou de restaurar os três ferry-boats e providenciou uma balsa com capacidade para mais de 100 veículos, que vem sendo adaptada e cujas obras encontram-se em fase final, para entrar em operação nos próximos dias”, explica a nota da empresa. Segundo a BR Travessias, atualmente as operações de travessias estão sendo realizadas pelos ferry-boats Nhundiaquara, Piquiri, Guaraguaçu e a balsa Rainha dos Valadares.
De acordo com a empresa, a nova balsa “Topa Tudo”, já conta com a documentação regularizada e passou por vistoria em terra na quarta-feira, 29, e será colocada na água para nova vistoria em posição de flutuação, com análise técnica feita por empresa certificadora. “A embarcação já está, inclusive, coberta por seguros. Após os ajustes finais, o equipamento será inspecionado pela Marinha do Brasil e pelo DER para ser finalmente liberado para navegação e travessia”, informa.
“A BR Travessias trabalha no sentido de manter o desempenho positivo registrado nos últimos meses”, finaliza a nota.