A expectativa para o Carnaval 2023 de Guaratuba é de alta movimentação de turistas e moradores, sendo um dos principais eventos carnavalescos do litoral e do Paraná, algo que exige não apenas estrutura, atrações e organização, como também segurança, algo que deverá ser reforçado nos dias da programação que será iniciada na sexta-feira, 17, e irá até a segunda-feira, 20. A Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal da Segurança Pública, se reuniu com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), onde se acertou um reforço no setor com mais de 150 policiais atuando na Avenida 29 de Abril, onde acontece a Folia, assim como proibição de garrafas de vidro em via pública e uso de spray de espuma.
De acordo com o município, na reunião foi definido um planejamento de ações em prol da segurança pública durante todo o Carnaval. “Cerca de 150 policiais irão compor a segurança da Avenida 29 de Abril, de cima a baixo, nos dias de folia. Em nome do Comando da PMPR, esteve presente na reunião o Capitão Silvio Cordeiro, juntamente com os tenentes Satel e Gabriel, e o soldado Esmanhoto”, informa.
De acordo com o município, o encontro definiu um amplo esquema tático de segurança, bem como distribuição do efetivo policial, do bloqueio das vias, do horário de abertura e fechamento da avenida, do nivelamento dos seguranças da empresa contratada, os pontos base de viaturas, bloqueios para revista pessoal e o apoio no ordenamento da limpeza pública logo após o encerramento da festa. “Também foi discutida a operação contra tráfico de drogas no Carnaval, principalmente na Avenida 29 de Abril, e o patrulhamento que continua em toda cidade”, acrescenta.
“Esse planejamento em conjunto visa buscar a garantia e a manutenção da ordem pública e a segurança de todos, tanto na avenida quanto em todos os cantos da cidade, onde estimamos cerca de 1 milhão de pessoas que passarão por nossa cidade nos dias de carnaval. Um bom planejamento além de orientações para os policiais que vêm de outras cidades, visando transmitir nosso conhecimento e o contexto do evento e onde irão atuar, é fundamental para que tenhamos um bom Carnaval”, afirma o secretário municipal da Segurança Pública, Jacson Braga.
Proibição de garrafas de vidros e spray de espuma
A Prefeitura de Guaratuba reforça que a venda e consumo de bebidas em garrafas de vidro na Avenida 29 de Abril é expressamente proibida e será fiscalizada pela PMPR durante todo o Carnaval. “Nas entradas da avenida ocorrerão revistas nas caixas térmicas. O consumo de bebidas em garrafas de vidro está liberado apenas dentro de restaurantes, lanchonetes e bares”, informa.
“Além das garrafas de vidros também é proibida a venda de ‘spray neve’ ou ‘espuma artificial’, pois a mesma é tóxica e inflamável, pode causar irritação nos olhos e acidentes”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba