O verão começou e as caravelas portuguesas já estão sendo avistadas no Litoral do Paraná. E o pior, os ataques já estão sendo registrados.
Desde o início da Operação Verão no dia 16 de dezembro de 2023, até o dia 8 de janeiro de 2024, foram contabilizados 911 incidentes de contato com água viva ou caravelas.
Apesar de uma aparência que chama a atenção, é importante ter cuidado, já que ela possui uma toxina onde em um simples toque na pele, a pessoa pode ter problemas graves.
As caravelas-portuguesas (Physalia physalis) são formadas por uma parte que boia e por tentáculos, que ficam debaixo d’água e são os responsáveis por soltar toxinas e causar queimaduras. Ela é o único organismo em colônia heteromorfa, no grupo dos cnidários.
A Capitã do Corpo de Bombeiro do Paraná, Debora Kolossoskey, falou a respeito dos cuidados e tratamento caso seja atingido por uma caravela:
Quais épocas elas são avistadas com maior frequência?
As águas-vivas e as caravelas tendem a ser vistas mais no verão, por conta de elas gostarem de um ambiente um pouco mais quente, então elas aproveitam essas correntes com água mais quente e vêm para a proximidade da costa. E também é um momento que elas aproveitam para a reprodução, por isso que normalmente no verão tem uma quantidade maior desses animais.
Porque a caravela é perigosa?
Elas têm nos tentáculos, com células urticantes, que em contato com a nossa pele, essas células liberam toxinas. Essas toxinas geralmente causam ardência, vermelhidão, ou até mesmo um inchaço daquela área.
Ao entrar em contato com a caravela o que deve e o que não se deve fazer?
Não é recomendável lavar com água doce, porque a água doce geralmente ativa aquelas toxinas que ainda não foram liberadas na pele e, também, caso identifiquem alguns espinhos que a gente chama, que elas deixam na pele, eles podem ser removidos com a mão mesmo ou com pinça e podem também lavar com a água do mar, caso não tenha o vinagre disponível.
Quais são as recomendações em caso de gravidade na queimadura?
Se a reação alérgica tiver maior gravidade, é recomendado que essa vítima seja encaminhada para o hospital, para atendimento médico. Então é importante que estejam realizando banho em área protegida por guarda-vidas, porque justamente se eles identificarem essa necessidade de acionamento de um atendimento pré-hospitalar pela ambulância, eles fazem o acionamento para encaminhamento dessa vítima.