conecte-se conosco

Litoral

Audiência pública abordou restauro da Igreja Bicentenária de Guaratuba

Foi apresentado pelo Iphan e município projeto de restauro e intervenção

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Guaratuba/Arquivo

A Igreja Bicentenária Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada no Centro Histórico de Guaratuba, está com projeto de restauro em andamento e na segunda-feira, 20, às 19h, foi realizada Audiência Pública junto à comunidade para apresentar e discutir o Estudo Preliminar de restauração da edificação histórica e agenciamento do espaço externo. O evento foi organizado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – Paraná e pela Prefeitura de Guaratuba na Câmara de Vereadores, que é apoiadora da audiência, com endereço na rua Cel. Carlos Mafra, 494, Centro.

“A participação da audiência é importante para conhecimento da população e validação da proposta de restauro da igreja bicentenária e intervenção na área pública”, afirma o município. Desde março, é discutido junto à comunidade a revitalização da Igreja, mesmo período onde se iniciou o levantamento físico do edifício e da sua área de entorno, bem como o escaneamento do prédio, das ruas e praça. 

“A ArquiBrasil Arquitetura e Restauração Ltda é a empresa que foi contratada em dezembro passado pela Superintendência Estadual do Iphan e é a responsável pelas três etapas do projeto”, completa o município.

Sobre o projeto

De acordo com a prefeitura, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso fica localizada na Praça Alexandre Mafra. A edificação foi construída no século XVIII e tombada individualmente pelo IPHAN em 1938, por meio de sua inscrição no Livro do Tombo de Belas Artes. “Atualmente, está sob gestão da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso”, salienta a assessoria.

“O projeto de restauração conta com o apoio da Prefeitura de Guaratuba, sendo custeado através de emenda parlamentar no valor de R$ 348 mil, possuindo 3 etapas e um total de 14 produtos. A verba foi encaminhada diretamente para o Iphan que fez as contratações dos trabalhos. No projeto completo de restauração está incluído pesquisas arqueológicas, inventário histórico, o envolvimento da comunidade através de reuniões e um projeto de educação patrimonial”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

plugins premium WordPress