Litoral

Assembleia aprova admissibilidade de PEC para construção da ponte de Guaratuba

O projeto da ponte de Guaratuba foi lançado no dia 10 de julho pelo Governo do Estado (Foto: AEN)

3nrtinbe 1596140302

Proposta foi enviada pelo Governo do Estado 

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) analisou e concedeu admissibilidade à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) N.º 01/2020, assinada pelo governador Ratinho Júnior, cujo objetivo é permitir a realização de uma concorrência pública para construção da ponte na baía de Guaratuba. 

“Agora será criada uma Comissão Especial para dar sequência à tramitação da proposta. Quando for votada em plenário, é preciso o voto favorável de 3/5 dos deputados para a sua aprovação, ou seja, 33 votos favoráveis em dois turnos de votação”, explica a assessoria da Alep.

De acordo com a proposta, o objetivo é alterar o artigo 36 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Estadual do Paraná, que buscou assegurar a construção da ponte, uma obra aguardada no litoral há décadas, mas que acabou engessando a forma de pagamento da obra. “A atual redação prevê que a obra seja paga com recursos da cobrança de pedágio durante um prazo de 15 anos. Com a alteração prevista na PEC, o Poder Executivo deixa em aberto à administração pública buscar, dentre as possibilidades que lhe são apresentadas no direito administrativo e dentre as condições de financiamento existentes, aquelas consideradas mais adequadas para a realização da obra”, finaliza a assessoria.

Projeto

0dew51na 1596140954
Edital já foi lançado pelo Estado para construção da ponte. PEC busca destravar busca de recursos para obra ser realizada (Foto: Dálie Felberg/Alep)

O projeto da ponte de Guaratuba foi lançado no dia 10 de julho pelo Governo do Estado, sendo que o edital de licitação vai escolher o consórcio de empresas que dará continuidade aos estudos ambientais e executar o projeto de engenharia da ponte. 

“As empresas têm até o dia 10 de agosto para encaminhar suas propostas ao DER. O prazo para elaboração dos estudos e projetos é de 14 meses e o valor do contrato está orçado em R$ 12,7 milhões. O traçado deverá ser definido com base na alternativa que cause menos impacto ambiental, o que pode incluir, por exemplo, a construção de um túnel no trecho final, na área próxima às instalações de manutenção do ferry-boat”, explica a Assembleia.

Segundo o Estado, o edital para os novos estudos ambientais e projetos está incluído no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). “Entre recursos do Governo e do BID, o acordo prevê o investimento de mais de R$ 1,7 bilhão em projetos e obras de infraestrutura no Paraná”, finaliza a assessoria da Alep. 

Com informações da assessoria da Alep



Assembleia aprova admissibilidade de PEC para construção da ponte de GuaratubaAvatar de Redação

Redação

Assembleia aprova admissibilidade de PEC para construção da ponte de Guaratuba

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar