conecte-se conosco

Litoral

Armazém Macedo reabre para visitação em Antonina

Horário de funcionamento é das 13h às 18h de terça-feira a domingo

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Antonina/Divulgação

Na quarta-feira, 3, a Prefeitura de Antonina anunciou a reabertura para visitação para turistas e moradores do Armazém Macedo, um dos principais pontos turísticos do município. Desde o segundo semestre de 2023, município e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciaram obras de manutenção e reparos no espaço, que, agora reaberto, abre diariamente para visitação de terça-feira a domingo, das 13h às 18h. 

“Nesta semana, o Armazém Macedo volta a receber visitações. O prédio esteve fechado durante alguns dias, pois estava recebendo manutenções e restauros, buscando a comodidade e a segurança dos visitantes. O Armazém Macedo é um dos locais mais visitados na cidade e possui uma linda vista da baía de Antonina, além de receber exposições e eventos em seu auditório”, afirma a prefeitura. 

As benfeitorias realizadas foram desde a troca de vidros, telhado e melhorias na segurança e acessibilidade do espaço aos visitantes. Corrimões foram substituídos, com obras nos vidros da parte superior e terraço, com aplicação da camada de manta impermeabilizante e nivelação da caixa de vidro. 

Reforma total foi entregue em 2022

Em março de 2022, o Armazém Macedo foi entregue revitalizado pelo Iphan. “Construído na segunda metade do século XIX, com características ecléticas, mas ainda com algumas soluções construtivas típicas da arquitetura luso-brasileira, o Armazém Macedo servia para o escoamento da produção de erva-mate. O local passou por restauração e em 18 de março de 2022 foi entregue à população de Antonina”, completa.

“O Armazém Macedo recebeu investimentos de aproximadamente R$ 7,2 milhões do Iphan, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo”, detalha a assessoria. “O armazém fica entre a antiga Rua da Praia (atual Rua Marquês do Herval) e a Baía de Antonina, numa posição privilegiada na cidade. Mesmo em condição de ruínas, era um dos pontos mais visitados do setor histórico”, completa.

Com a revitalização realizada, o armazém acolhe programação culturais variadas, “com propostas transversais e de múltiplos segmentos: artístico, científico, ambiental, entre outros”, finaliza o Iphan.

Com informações da Prefeitura de Antonina e Iphan

Em alta

plugins premium WordPress