conecte-se conosco

Litoral

Ação do GOB-PR e Prefeitura de Guaratuba já realizou 1.865 testes digitais de visão em alunos

Projeto “Olhos do Amanhã” foca garantia de saúde visual com tecnologia

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Guaratuba

No último sábado, 6, o Grande Oriente do Paraná – Brasil (GOB-PR), Instituição Maçônica do Estado, em parceria com a Prefeitura de Guaratuba, deu sequência ao projeto “Olhos do Amanhã”, que foca a saúde visual de crianças da rede municipal de ensino com exames feitos através de recursos tecnológicos inéditos.  No dia em questão, cerca de 800 crianças do Ensino Fundamental, que foram selecionadas de forma anterior por triagem digital, passaram por exames feitos pelo “Adam Robô”, aparelho oftalmológico que detecta em cerca de cinco minutos diversos problemas de visão. 

“O projeto trata-se de uma campanha de acuidade visual no combate e prevenção da cegueira, miopia, presbiopia, estrabismo, hipermetropia e daltonismo. A empresa firmou uma parceria com o GOB-PR, que trouxe para o município este projeto. O robô utilizado detecta estes problemas em até 5 minutos. A empresa em parceria com a Secretaria da Educação, realizaram 1.865 testes digitais nos estudantes da rede Municipal de ensino, durante os meses de setembro e outubro”, esclarece a prefeitura.

Segundo a assessoria da Prefeitura de Guaratuba, o “Adam Robô Digital” é um aparelho leve e com pouca necessidade de rede para funcionamento, sendo gratuito com verificação do desempenho visual por meio da tela. “O teste começa com perguntas para uma avaliação geral da saúde e específica sobre visão, como vermelhidão, sensibilidade ao sol, lacrimação, secreção, flashes de luz, manchas ao enxergar e incômodo na visão noturna”, completa.

Adam Robô

“O Adam Robô Digital também faz avaliações de acuidade visual específicas para detectar dificuldades de enxergar, com nitidez, formas, cores e tamanhos. A inteligência artificial faz, por exemplo, o Teste de Ishihara, que indica se a pessoa está com daltonismo ou não e tem por objetivo identificar os números presentes em figuras coloridas”, informa a Prefeitura. 

Segundo a assessoria, a missão do aparelho é combater e prevenir a cegueira evitável transformando a vida das pessoas para melhor. “O Adam trabalha em três pilares importantes: inovação tecnológica, simplicidade de uso e acessibilidade. É a democratização ao acesso ao teste de visão. Adam Robô está presente em todo o Brasil e em mais 76 países através do digital, é uma tecnologia Curitibana criado por Juliano Santos através de um desejo de trazer benefícios e qualidade de vida às pessoas”, finaliza o município.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba