conecte-se conosco

Litoral

110 fachadas de casarios de Antonina passarão por pintura e restauração

1.º Festival do Patrimônio ocorre em junho realizado por Prefeitura, IPHAN e UTFPR

Publicado

em

Na última segunda-feira, 4, a Prefeitura de Antonina anunciou em suas redes sociais que 110 fachadas de casarios do município passarão por pintura e restauração nos próximos meses, algo anunciado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Paraná (IPHAN-PR) e que contará com o patrocínio do Porto Ponta do Félix e da Rumo Logística. Além disso, o município deverá sediar em junho o 1.º Festival de Patrimônio, algo que está sendo realizado pela Prefeitura, IPHAN-PR e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Segundo a assessoria, os anúncios foram realizados em visita do Instituto ao município no Armazém Macedo, espaço revitalizado pelo IPHAN em 2022, através da superintendente do IPHAN-PR, Fabiana Moro Martins e da chefe de Divisão Técnica, Anna Eliza Finger, sendo recebidos pelo município, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico. “Durante a visita, foram trazidas pautas produtivas sobre a preservação e valorização do nosso patrimônio histórico, ressaltando a importância de iniciativas, como o projeto de revitalização do centro histórico, o qual 110 fachadas contempladas serão pintadas a partir dos dia 5 de março e contam com o patrocínio do Porto Ponta do Félix e da Rumo Logística, um projeto que visa restaurar as nossas construções antigas e manter viva a história de Antonina”, detalha.

A Prefeitura ressaltou também que durante o encontro foi abordado o projeto do 1.º Festival do Patrimônio. “O evento está sendo  preparado para acontecer no mês de junho em nosso município, será uma oportunidade de celebrar e compartilhar a rica herança cultural com todos os cidadãos e visitantes”, afirma o município.

“Foi realizada também uma visita técnica ao Armazém Macedo, onde se pode apreciar de perto um dos tesouros históricos de Antonina e discutir maneiras de preservá-lo para as gerações futuras. Juntos, continuaremos trabalhando para proteger e promover o patrimônio cultural de Antonina, garantindo que ele continue a encantar e inspirar todos nós”, finaliza a Prefeitura de Antonina.

Equipe do IPHAN-PR esteve em visita técnica na última semana no Armazém Macedo (Foto: Prefeitura de Antonina)

Com informações da Prefeitura de Antonina

Em alta