conecte-se conosco

Editorias

Litoral do Paraná registrou 27 casos de Covid neste ano

Prefeitura de Paranaguá explica sobre rede de atendimento e testes rápidos

Publicado

em

Foto: Clevis Massolla/CHT

De acordo com a 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá, os municípios do litoral juntos contabilizaram 27 casos de Covid-19 desde o início de 2024. A Prefeitura de Paranaguá divulgou que os profissionais de saúde que atuam no município estão aptos para avaliar os pacientes com sintomas da doença.

O número de casos no litoral do Paraná está dentro do esperado, de acordo com a 1.ª Regional de Saúde. No entanto, o Brasil registrou, nas seis primeiras semanas do ano, uma taxa de cerca de 33,5 mil casos por semana. No mesmo período de 2023, essa taxa era de 21 mil.

Com o aumento dos casos da doença em todo o País e, consequentemente, do número de atendimentos, aumenta também a suspeita da doença e a utilização dos testes rápidos para o diagnóstico. Os testes são fornecidos pelo Ministério da Saúde aos Estados, que repassam aos municípios. No caso do litoral do Paraná, a dispensação dos testes ocorre por meio da 1.ª Regional de Saúde.

Os testes são fornecidos pelo Ministério da Saúde aos Estados 
Foto: Clevis Massolla/CHT

“Os testes rápidos não são a única forma de detecção da doença. Os profissionais médicos estão aptos para, por meio de anamnese e, se necessário, outros exames, verificar as condições do paciente e fornecer o tratamento adequado. Temos nossa rede de atendimento da Atenção Primária e de urgência e emergência”, ressaltou a secretária municipal de Saúde de Paranaguá, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A Prefeitura ressaltou que Paranaguá conta com profissionais de saúde preparados e uma rede de atendimento que inclui a Atenção Primária e serviços de urgência e emergência. “Esses profissionais estão na linha de frente, trabalhando para tratar e cuidar dos pacientes com Covid-19”, informou a prefeitura.

Prevenção

A prevenção continua sendo a melhor forma de combater a Covid-19. “A vacinação e a manutenção das medidas de prevenção são essenciais para controlar a propagação do vírus como lavagem das mãos, uso de álcool em gel, utilização de máscaras e evitar aglomerações”, destacou a prefeitura.

Em alta

plugins premium WordPress