Na segunda-feira, 3, a Câmara Municipal de Paranaguá realizou a primeira sessão ordinária do primeiro período da 19.ª legislatura. O evento contou com a presença do prefeito Adriano Ramos, em cumprimento ao artigo 70, inciso 9.º, da Lei Orgânica do Município.
- Vice-prefeita Fabiana Parro participa da posse da nova diretoria da Alep
- Paranaguá receberá cruzeiro de luxo da Silversea na temporada 2025/26
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
O presidente do Poder Legislativo Municipal, Adalberto Araújo, realizou a abertura da sessão que contou com a participação de todos os vereadores. A sessão foi acompanhada por secretários e servidores municipais, comunidade e imprensa local.
“A abertura dos trabalhos legislativos é feita com a presença do prefeito, que faz o seu relatório, também os projetos que pretendem, juntamente aqui com os vereadores que estão aqui, participaram dessa sessão. Então a expectativa é de que tenhamos um trabalho em conjunto, como bem falou o prefeito, mas de uma forma autônoma, independente, harmoniosa sim, mas independente. A Câmara Municipal jamais irá se furtar a dar sua contribuição nos projetos, naquilo que o Poder Executivo enviar aqui para Casa”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, vereador Adalberto Araújo.
PREFEITO DE PARANAGUÁ
Como é de costume, na primeira sessão legislativa do ano não são discutidas nem votadas matérias, uma vez que ela é exclusiva para a fala do chefe do Poder Executivo, o qual vai à Casa de Leis para expor os projetos e diretrizes do exercício da administração municipal.
“Voltar na Câmara é muito especial para mim, aqui eu fiquei dois mandatos, aqui eu trabalhei muito, aqui eu me dediquei muito pela cidade e hoje a gente volta como prefeito para poder trazer aquilo que nós já apresentamos durante esses 34 dias e o que a gente pretende para os próximos meses da cidade. O que eu gostaria de deixar claro é que nós começamos a sentar com os secretários municipais para elaborar o plano agora de 100 dias, já fizemos os 10, foi um desafio para os secretários, muitas coisas importantes aconteceram, mas agora nós estamos sentando com os secretários para apresentar o plano de 100 dias para depois apresentar para a imprensa”, iniciou o prefeito Adriano Ramos em sua fala no plenário do Palácio Carijó.
“Eu estou muito confiante, muito convicto, muito animado, porque eu sei que nós vamos deixar um belo trabalho na cidade de Paranaguá, eu estou muito seguro disso. Sei também que nada acontece de forma rápida, vocês sabem disso, vocês, a imprensa, saem muito bem. Que tudo tem a sua morosidade, mas eu estou muito feliz pelas coisas que nós estamos vislumbrando, pela nossa equipe, pelos secretários, muita dedicação, muito compromisso de cada um deles”, disse Ramos.
PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO
O prefeito Adriano Ramos aproveitou, durante a coletiva com a imprensa, para destacar a relação que busca entre a Prefeitura de Paranaguá e a Câmara Municipal para essa gestão.
“Primeiro o respeito que eu tenho pelo legislativo porque eu passei por aqui. O que eu tenho aqui, está aqui no meu coração e, segundo, que essa Casa tem total liberdade para ela trabalhar da forma que ela achar necessária. Tem vereadores que estão me cobrando, eu acho muito legal isso, essa cobrança. Todos os vereadores também têm o gabinete aberto para a gente poder discutir matérias, projetos, necessidades, prioridades, e tem sido muito legal isso”, destacou o prefeito Adriano Ramos. “Sempre lembrando que o legislativo tem total independência, mas é um trabalho em harmonia, como deve ser”, completou.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
LÍDER DO GOVERNO MUNICIPAL
O vereador Welington Frandji é o líder de governo na Câmara Municipal. Educador Social, administrador público, Frandji atualmente ocupa o seu 2.º mandato como vereador em Paranaguá.
“Vocês conhecem a capacidade do Welington Frandji, a competência dele. E, além de tudo isso, por ele ser servidor público municipal, eu fiz a escolha. Porque eu tenho dito para vocês que o servidor tem um papel fundamental na nossa gestão. Tanto isso que está na reforma, várias funções gratificadas para o servidor. Então, o Welington Frandji é esse servidor com competência, com capacidade, com muito conhecimento, que também vai colaborar muito”, finalizou o prefeito.