Na sessão da Câmara Municipal de Paranaguá de 18 de março, foi aprovado o Projeto de Lei, de autoria do vereador Welington Frandji, que institui o Dia do Florescer da Autoestima da Mulher, a ser celebrado anualmente em 21 de setembro, que fará parte do calendário oficial de eventos do município.
O projeto é uma proposta do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) Nacional, que é ligado a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Leste do Paraná (Cacileste) e Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), com iniciativas dos CMECs ligados às associações comerciais dos municípios.
O vereador Welington Frandji apresentou o projeto na Casa de Leis, que foi aprovado por unanimidade. “Um projeto de grande relevância, de como o próprio nome diz, em trazer esse impacto do florescer da autoestima feminina, do empoderamento das mulheres, de trazer uma grande alternativa para que a gente possa valorizar, acima de tudo, não só a presença da mulher, mas todo seu envolvimento na sociedade, o seu crescimento, aspecto evolutivo e através de várias atividades em todo dia 21 de setembro”, disse o vereador.
“É um projeto em conjunto com a minha querida amiga Jacqueline Guimbala, que vem construir através dessa proposta uma nova fase, um novo ciclo dentro da cidade de Paranaguá em valorização das mulheres. A partir de agora, todo 21 de setembro, vai ser oficial, dentro do calendário oficial do município, e trazer assim essa valorização, esse reconhecimento da presença da mulher”, completou Frandji.
As atividades em prol do Dia do Florescer da Autoestima da Mulher serão desenvolvidas pelo Poder Executivo Municipal, através das suas secretarias municipais, bem como através de parcerias com o setor privado, associações, câmaras setoriais, conselhos municipais, entidades de classe, instituições de ensino e demais organizações.
O Dia do Florescer da Autoestima da Mulher busca melhorar a autoestima das mulheres e trazer uma série de benefícios significativos em várias áreas de suas vidas, incluindo confiança pessoal; relacionamentos saudáveis; bem-estar emocional; realização de metas; resiliência e empoderamento.
A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Aciap, Jacqueline Guimbala, agradeceu a todos pela aprovação do projeto. “Gostaria de expressar nossa profunda gratidão pela aprovação do Projeto de Lei que institui o Dia do Florescer da Autoestima da Mulher em nossa cidade e agradecer ao vereador Welington Frandji pelo apoio em acreditar e apresentar esse projeto. Sua decisão representa um passo significativo em direção à promoção da igualdade de gênero e ao fortalecimento feminino. Através dessa iniciativa, reconhecemos o compromisso e a sensibilidade de todos os vereadores em relação à importância de celebrar e valorizar as mulheres em nossa comunidade”, frisou Jacqueline, que também agradeceu o presidente da Aciap, Eloir Martins, pelo apoio ao CMEC e ao projeto a ser implantado em Paranaguá.
Atualmente, 11 mulheres compõem a diretoria do CMEC da Aciap. Lembrando ainda, que todas as mulheres associadas da Aciap podem participar como conselheiras do CMEC. Através do projeto aprovado, deverão ser promovidas as seguintes atividades e ações: palestras; fóruns e painéis; oficinas técnicas; circuitos esportivos; exposições; rodas de conversa; capacitações; apresentações artísticas e culturais; campanhas; ações educativas; projetos sociais; mentorias; suporte jurídico e socioassistencial; além de promoção de saúde.
“Ao estabelecer este dia especial, vocês vereadores demonstraram um comprometimento real com a promoção do autoconhecimento, autocuidado e autoconfiança das mulheres, contribuindo assim para o seu bem-estar e desenvolvimento pessoal e emocional. Ao vereador e professor Welington Frandji, mais uma vez agradecemos sinceramente por reconhecer a relevância deste projeto e por apoiar uma causa tão nobre. Estamos confiantes de que, juntos, podemos criar um ambiente onde todas as mulheres se sintam respeitadas, valorizadas e capacitadas a alcançar seu pleno potencial”, disse a presidente do CMEC da Aciap, Jacqueline Guimbala.
Trabalhar a autoestima das mulheres nas empresas pode trazer várias vantagens, tais como: maior produtividade; melhor relacionamento interpessoal; resiliência; inovação; retenção de talentos; e a diversidade e inclusão. “Eu quero reforçar a importância das políticas para as mulheres, é uma das minhas pautas sempre prioritárias como vereador, e a gente vai promover várias atividades a partir de então, como palestras, oficinas, oportunidades profissionais, sempre buscando essa valorização e, acima de tudo, esse reconhecimento da autoestima. O CMEC tem um papel fundamental nessa construção, nessa efetivação da proposta e é o trabalho conjunto do diálogo, de todas as esferas e de todas as representações da nossa cidade, que vem trazer mais um benefício para as mulheres e para toda a sociedade”, reforçou o vereador Welington Frandji.