conecte-se conosco

Editorias

Interalli Grãos realiza audiência pública para apresentar novo empreendimento à população

Evento ocorreu na quarta-feira, 29, no auditório da ACIAP

Publicado

em

O objetivo da audiência foi para realizar a apresentação do EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança e do RIV – Relatório de Impacto de Vizinhança do empreendimento.

Na noite de quarta-feira, 29, ocorreu a audiência pública da empresa Interalli Grãos Terminais S/A no auditório da Associação Comercial e Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP). Além de acompanhar presencialmente, a comunidade esteve presente no modo virtual e pode conhecer mais de perto o projeto do novo empreendimento do grupo, que está localizado na Rua Baronesa do Cerro Azul, 554 – Costeira, em Paranaguá.

Comunidade conheceu novo Terminal de Grãos da Interalli em Paranaguá

O objetivo da audiência foi para realizar a apresentação do EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança e do RIV – Relatório de Impacto de Vizinhança do empreendimento. De acordo com o Diretor de Operações do Grupo Interalli, Carlos Camillo Júnior, o novo empreendimento está na região dos terminais de grãos em Paranaguá, conectado ao Corredor de Exportação do Cais Leste. “Nós fizemos a apresentação do Estudo de Impacto do novo Terminal de Grãos da Interalli aqui em Paranaguá. É um empreendimento que vai ser instalado dentro da zona de interesse portuário, muito próximo aos terminais da Rocha e da Coamo, na mesma região. Então é um empreendimento que está na região dos terminais de grãos em Paranaguá, conectado ao Corredor de Exportação do Cais Leste. Ele fica na Rua José Lobo, com a Manoel Bonifácio, então é um empreendimento. Fica próximo a outros terminais já de grãos. Uma audiência pública é mais uma etapa da construção desse empreendimento”, disse.

“É um empreendimento que está na região dos terminais de grãos em Paranaguá, conectado ao Corredor de Exportação do Cais Leste”, disse o Diretor de Operações do Grupo Interalli, Carlos Camillo Júnior

A implantação do terminal de granéis sólidos da Interalli Grãos Terminais S/A consiste em um terminal de silos, uma área de armazéns e correias transportadoras, que ligam as demais estruturas ao Porto de Paranaguá. As novas instalações têm por objetivo o recebimento, expedição e armazenamento de grãos. “A gente vê a audiência pública de maneira positiva. Ela é realmente uma etapa do município. Também estamos avançando com o órgão ambiental, nas etapas de licenciamento ambiental, mas é uma etapa fundamental e importante para a sociedade poder conhecer o empreendimento, trazer opiniões em relação ao empreendimento e a gente também mostrar para o município, a sociedade, o quanto esse empreendimento vai trazer de emprego, de venda e de melhorias para a atividade portuária em Paranaguá. O terminal de grãos vai movimentar a soja, milho e farelo”, contou Camillo.

“O município tem legislação específica para que todos os empreendimentos de porte no município tenham que ser levados para a audiência pública”, explicou o secretário municipal de Urbanismo, Koiti Cláudio Takiguti

O secretário municipal de Urbanismo, Koiti Cláudio Takiguti, destacou a importância de se realizar uma audiência pública, sendo a Prefeitura de Paranaguá o órgão licenciador. “As audiências públicas são previstas no estatuto das cidades. O município de Paranaguá tem legislação específica para que todos os empreendimentos de porte no município, além dos trabalhos de licenciamento normal, tenham que ser levados para a audiência pública. Ouvirmos a população, conhecermos seus anseios, independentemente de qualquer formalidade legal, para que as decisões dos licenciamentos sejam tomadas da forma mais correta possível, ou seja, tentando sempre buscar proteger a população e ao mesmo tempo entendemos que temos que defender os direitos legais e as melhorias de qualidade de vida para a população, tanto na questão de emprego, os aspectos positivos, quanto os negativos de qualquer empreendimento no município”, explicou o secretário.

O diretor da EnvEx Engenharia e Consultoria, Helder Rafael Nocko, detalhou os estudos que foram feitos para a implantação do novo empreendimento em Paranaguá. “A gente reuniu uma equipe técnica multidisciplinar, ou seja, pessoas de várias formações. Eu sou engenheiro ambiental, tenho engenheiros civis, arquitetos, engenheiros químicos, outros engenheiros ambientais, enfim, uma equipe capaz de avaliar dentro desse estudo que é o Estudo de Impacto na Vizinhança. É um estudo solicitado pela prefeitura para o dono da área, que nesse caso é a Interalli Grãos. Esse estudo levou, mais ou menos, de seis meses a um ano. Temos que ir na área, identificar a área, todo o entorno, quais são as atividades, além de alguns estudos que são bastante complexos, que a gente chama de estudos de sombreamento”, explicou.

“O terminal está dentro de uma área permitida para a instalação”, informou o diretor da EnvEx Engenharia e Consultoria, Helder Rafael Nocko

Ainda de acordo com Helder, a audiência pública permite que a população participe do estudo realizado do empreendimento e, na sequência, a empresa entregue o relatório para a prefeitura. “O terminal está dentro de uma área permitida para a instalação. Agora é o momento da maior participação da população para trazer as sugestões, as críticas, poder colocar a sua posição, e aqui é um estudo que, a partir dessa audiência pública, é entregue para a prefeitura. A prefeitura avalia tudo isso em conjunto, tanto o estudo que foi feito, quanto o que a população pediu e deu de sugestão, e aí a prefeitura, a Secretaria do Urbanismo, vai fazer essa avaliação e dizer de fato se o empreendimento pode ser autorizado ou não”, disse.

O início das obras será para o primeiro trimestre de 2025 e terá prazo total de dois anos. O novo terminal gerará empregos diretos e indiretos. “Já é uma filosofia do Grupo Interalli contratar pessoas daqui. O nosso Terminal de Grãos hoje já emprega cerca de 220 pessoas, sendo 100% da mão-de-obra de Paranaguá. E, para o novo Terminal de Grãos, a gente imagina que vai gerar mais 220 empregos diretos e a prioridade vai ser contratar pessoas de Paranaguá”, finalizou o Diretor de Operações do Grupo Interalli, Carlos Camillo Júnior.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

GRUPO INTERALLI

O Grupo Interalli atua nas áreas de infraestrutura portuária incluindo a operação de grãos e líquidos, realty, energias renováveis, gás e petróleo, agronegócio, venture capital e automóveis. O gerenciamento estratégico do grupo tem garantido às suas empresas uma participação crescente no cenário nacional em diferentes áreas de atuação, bem como o posicionamento da marca como referência em qualidade, atendimento e resultados.

O sucesso do Grupo Interalli veio do cuidado em manter a excelência em seus serviços, seguindo um padrão de qualidade internacional, fazendo com que a empresa buscasse sempre os profissionais mais qualificados, os equipamentos mais avançados e estudasse o mercado e as ferramentas mais modernas de gestão.

Em alta