Instalação da iluminação de Natal deve ser feita com atenção e segurança

Engenheiro orienta sobre como proceder com as luzes natalinas

dm90u0 9 1584475093

Você já montou o pinheirinho de Natal? Independentemente da resposta, o procedimento para iluminar a residência com as luzes natalinas precisa ter o cuidado e a atenção que a situação exige. Por isso, a Companhia Elétrica do Paraná (Copel) faz um alerta à população para que a decoração não se torne um grande problema para a residência.

O engenheiro de segurança da Copel, Rogério Nunes Santiago, lembrou que colocar as luzes de Natal exige preocupações para evitar acidentes com choque elétrico envolvendo o manuseio e instalações dos enfeites.
Um dos principais cuidados a ser tomado, segundo o engenheiro, é a escolha do produto a ser adquirido como enfeite. “É preciso observar se há certificação do Inmetro, pois a má procedência e a falta de qualidade dos equipamentos que utilizam energia elétrica, são os principais causadores de problemas na rede interna da residência”, comentou.

 

Foto%201 (8)

 

Santiago disse que é importante garantir que os enfeites que utilizam eletricidade sejam compatíveis com a carga das instalações elétricas do imóvel, situaçãoque evitará a sobrecarga. “Incêndios são as consequências mais frequentes e catastróficas das sobrecargas, que geralmente têm a sua origem no superaquecimento dos circuitos elétricos. Por isso, evite ligar vários equipamentos em uma mesma tomada para não gerar carga excessiva, acima do projetado”, alerta o engenheiro de segurança da Copel.

Além disso, ele diz que todas as emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade para evitar choques e curtos-circuitos. “Se for preciso trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar os enfeites de lugar, a tomada sempre deve ser desligada antes”, avisa.

Somente após a conclusão da montagem da decoração é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada para evitar acidentes por falhas no isolamento de fios ou nas emendas. “Evite, também, que as crianças brinquem ou fiquem muito próximas dos enfeites com instalações elétricas”, orientou o profissional da Copel.

Por fim, Santiago destacou que os equipamentos luminosos não devem ser colocados próximos a lugares com umidade, sob o risco de ocasionar curto circuito. “Devemos também lembrar que os cordões de luzes se diferenciam para a instalação interna e externa, por isso, tomar cuidado com a identificação do produto é algo importante a ser feito”, finalizou.

Você também poderá gostar

Instalação da iluminação de Natal deve ser feita com atenção e segurança

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Instalação da iluminação de Natal deve ser feita com atenção e segurançaAvatar de Redação

Redação


Artigos relacionados