Infraestrutura

Viaduto da BR-277 na entrada de Paranaguá está 86% concluído

Quando concluída, estrutura terá 900 metros de extensão, seis de altura e 7,6 de largura

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Inauguração deve ocorrer no segundo semestre de 2019

Uma das obras mais aguardadas para reduzir o impacto do fluxo viário de caminhões na entrada de Paranaguá em direção ao Porto, o viaduto que está sendo construído no KM-5 da BR-277 está com 86% das obras concluídas de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), responsável pela execução da benfeitoria, que está sendo construída com recursos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). A obra foi iniciada no dia 31 de julho de 2018 e a previsão de entrega é para o segundo semestre de 2019.

Segundo o projeto, a estrutura terá 900 metros de extensão, seis de altura e 7,6 de largura. O novo viaduto deve organizar o tráfego pesado na entrada da cidade, que recebe mais de 400 mil caminhões ao ano. Segundo a assessoria do DER-PR, até a última medição realizada em abril, a obra estava 86,22% finalizada. "Os serviços de pavimentação, obras de arte especiais, terraplanagem, sinalização e serviços complementares ainda estão sendo executados e estão dentro do cronograma previsto", explica o DER-PR.

De acordo com o Estado, o custo estimado da obra é de R$ 12.750.000,00, recursos da APPA. "As vantagens para os usuários da rodovia serão um maior conforto e segurança para quem trafega no entorno da interseção entre  a Avenida Ayrton Senna e BR-277, tanto no sentido Porto de Paranaguá como no sentido Curitiba", explica o DER-PR. "No momento não há data exata para a inauguração", informa a assessoria, afirmando que a única estimativa é que o viaduto entre em funcionamento no segundo semestre deste ano.

Desde o início das obras em 2018, a APPA destacou que as pessoas que moram em áreas próximas ao novo viaduto não serão afetadas com a benfeitoria. “Quanto às pessoas que residem nas imediações do viaduto, não há influência na obra. A concessionária que administra a BR-277 tem o poder de legislar sobre essa questão e tomar as devidas providências sobre este assunto”, informa.

22aObjetivo é organizar o trânsito, principalmente em torno dos caminhões que vão em direção ao porto pela Avenida Bento Rocha

OUTRAS OBRAS

Segundo a APPA e o Governo do Estado, há a previsão de outras obras para equilibrar a relação entre Porto e cidade e o fluxo de veículos em Paranaguá. Uma delas já está em execução, a revitalização da Avenida Bento Rocha, entre a ponte do Rio Emboguaçu e a interseção com a Avenida Portuária, com investimento de R$ 15,9 milhões. A via em questão possui um tráfego intenso de caminhões que descarregam no porto e será totalmente reformada com nova iluminação, sinalização e recuperação de pavimento, além de uma nova ciclovia.

Também há a intenção de melhorar a Avenida Ayrton Senna, que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Governo Federal. Mas, para isso, ainda é preciso elaborar um projeto de execução. Além disso, ainda há projetos de construção de quatro novas trincheiras na BR-277.

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