conecte-se conosco

Infraestrutura

Turismo é uma das atividades econômicas para a retomada rápida da economia regional

“O turismo é uma fonte geradora de empregos e o retorno é rápido”, enfatiza Ricardo Maia, superintendente geral de apoio aos municípios, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU)

Publicado

em

O superintendente geral de apoio aos municípios (SAM), na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ricardo Maia, esteve em Paranaguá na quarta-feira, 28, realizando algumas visitas, coletando informações e conhecendo projetos locais.  

Maia explicou que o Governo do Paraná tem uma preocupação grande com a retomada da economia no pós-pandemia. “Hoje estive visitando Paranaguá e aproveitamos para fazer esta passagem na Folha do Litoral News. Ocorre que o governador Ratinho Júnior está muito preocupado com o pós-pandemia e a geração de empregos e renda, assim, nosso papel é de ouvir os prefeitos e a comunidade local para que o governo possa estar preparado, com planejamento no que mais vamos precisar que é a geração de emprego e renda para a comunidade paranaense”, disse Maia, enfatizando que a região tem grande potencial. “No caso específico aqui de Paranaguá e litoral, sabemos que existe um grande potencial a ser explorado ainda, o qual necessita muito do apoio do governo, e o governo está aí para apoiar. Estamos ouvindo, visitando e conversando para que o governo lance o projeto que seja realmente necessário e beneficie a comunidade, no caso aqui do litoral paranaense”, completa.

De acordo com Ricardo Maia, o Governo do Estado atuará em várias frentes, seja liberando recursos públicos para os prefeitos ou para obras públicas em benefício da comunidade local. “Foi liberado agora o recurso de 500 milhões de reais, a fundo perdido para os prefeitos, assim eles podem fazer obras de benefícios para a população e, com isso, já vamos ver o início da roda girar, gerando desenvolvimento, emprego e renda. Em outra frente, o governador vai atuar fortemente na área rural, pequenos produtores, agricultura familiar, pequenas cooperativas. O governo está lançando incentivo naquilo em que o Poder Público precisa chegar como a recuperação de estradas, apoio à comercialização de seus produtos do pequeno produtor e, ao mesmo tempo, as linhas de financiamento do Governo do Estado, via Fomento Paraná e BRDE com a linha de financiamento com juros subsidiados e carência longa.

Turismo regional

Ricardo Maia destacou que outra frente que receberá apoio na região é o turismo. “O turismo é uma fonte geradora de empregos e o retorno é rápido. E aqui podemos crescer com o turismo religioso, no turismo regional, junto com o litoral e praias, crescer em volta, no que der para crescer seja com instâncias, seja construção de hotel fazenda, dentre outros para agregar. No mês de maio, o governador fará um grande lançamento que será a construção de moradias populares, cada construção de uma moradia popular gera em média quatro empregos. Então, o governador pretende lançar aproximadamente 30 mil moradias no Estado Paraná. Com isso, esperamos ter mais cem mil novos empregos no Estado. É um contexto geral que o governador Ratinho Júnior tem determinado a toda sua equipe de governo, que é corresponder com a necessidade da população. Sabemos que hoje ainda estamos na pandemia, mas temos a previsão que no final de maio todos os mais de 60 anos estarão vacinados. E todos com comorbidades, as forças de segurança e da educação passarão a ser vacinados e, a partir de junho, teremos uma luz neste momento difícil que estamos atravessando.

Planejamento

De acordo com Maia, a preocupação hoje é fazer o planejamento. “Não dá para esperar a pandemia terminar para o governo saber o que vai fazer. A preocupação do governador Ratinho Júnior é deixar planejado, tudo organizado para esse apoio vir rápido porque a comunidade não vai aguentar esperar mais, o comércio com uma dificuldade profunda, o desemprego é muito grande e preocupante, aí passa para a área social, e essa resposta rápida que o governador quer dar é para evitar uma dificuldade social maior lá na frente. E o papel nosso hoje é preparar esses projetos de governo junto com as administrações regionais e locais, junto com as forças da cidade para que possamos dar uma resposta rápida à comunidade paranaense”, enfatizou Maia.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress