Infraestrutura

Tubulação para alargamento das praias de Matinhos é transferida para balneários

Ação permitirá ampliação da engorda de mais 4,5 quilômetros

o8u6mv20

Na quarta-feira, 24, o Instituto Água e Terra (IAT) e a Prefeitura de Matinhos divulgaram atualização das obras de alargamento das praias do município. Segundo o balanço, desde o início desta semana, foi realizada a movimentação de 4,4 quilômetros de tubos de aço utilizados para a dragagem da areia já finalizada em Caiobá, que ampliou a faixa em até 100 metros, para as praias dos balneários de Matinhos. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no fim deste mês com a chegada do navio Galileo Galilei, responsável pela dragagem, à localidade.

“Os tubos são transferidos da praia de Caiobá – onde já foi finalizada a engorda da praia em uma extensão de 1800 metros, com o acréscimo de um milhão de metros cúbicos de areia -, para os Balneários de Matinhos. A tubulação de terra já foi realizada. A movimentação por água deve iniciar nesta quinta-feira, 25, com a transferência da tubulação soldada medindo 2,6 quilômetros. Todo o processo é bastante minucioso e depende de condições climáticas favoráveis”, explica a assessoria.

Segundo os órgãos estadual e municipal, esta é a mesma movimentação que aconteceu no início de maio, quando os tubos foram dos balneários em direção à praia de Caiobá. “Portanto, trechos da praia devem ser bloqueados para acesso público, a fim de garantir a segurança de moradores e visitantes”, explica.

Chegada de navio e início da engorda do Pico até balneário Flórida

Os tubos deverão ficar nos balneários até que o navio Galileo Galilei chegue à localidade. Com isso, será dado “início ao processo de engorda da faixa de areia do Pico de Matinhos até o Balneário Flórida”, completa. “São 4,5 quilômetros de engordamento, totalizando 6,3 quilômetros de praia alargada em todo o Litoral paranaense”, detalha.

“A previsão é que o navio se desloque ao Paraná até o final deste mês. Ele se encontra no Estado do Rio de Janeiro, onde faz manutenção para retornar ao litoral paranaense. A previsão é que os trabalhos de engordamento da faixa de areia no Litoral seja finalizado no mês de novembro deste ano”, afirma o IAT e Prefeitura.

Intervenções em Caiobá prosseguem

Além da transferência da tubulação aos balneários, as obras não deixam de ocorrer em Caiobá, onde estão sendo feitas diversas intervenções. “São realizados o plantio de restinga, o início do paisagismo, o acompanhamento da estabilização da areia no trecho que ganhou o alargamento, e a construção do espigão no Pico de Matinhos”, relata a assessoria.

Sobre a obra

“As obras da Orla de Matinhos, no Litoral do Estado, têm investimento total de R$ 314,9 milhões e devem ser executadas até o segundo semestre de 2024. O investimento do Governo do Estado tem o objetivo de minimizar os impactos gerados pela combinação de desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral, que comprometeram boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer na região”, informa o município e Instituto Água e Terra.

Segundo as informações, além da engorda, estruturas marítimas semirrígidas, bem como canais e redes de microdrenagem, com revitalização urbanística da calçada  e praia, inclusive com plantio de árvores nativas do litoral, estão entre os outros itens a serem executados com a benfeitoria. “Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias”, finaliza a assessoria.

Com informações do Instituto Água e Terra (IAT)  e Prefeitura de Matinhos

Você também poderá gostar

Tubulação para alargamento das praias de Matinhos é transferida para balneários

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Tubulação para alargamento das praias de Matinhos é transferida para balneários

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.