conecte-se conosco

Infraestrutura

Três empresas disputam conservação da rodovia de Guaraqueçaba

DER/PR está licitando os serviços na PR-405 para garantir mais conforto e segurança aos usuários

Publicado

em

Fotos: DER-PARANÁ

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou na segunda-feira, 23, a abertura de envelopes com propostas de preços da conservação da PR-405, acesso para Guaraqueçaba, no Litoral do Estado. São três participantes disputando o contrato, com propostas variando de R$ 6,4 milhões a R$ 5 milhões. A PR-405 começa dentro de Guaraqueçaba, onde tem o nome de Avenida Ararapira. Com extensão total de 76,61 quilômetros, ela termina no entroncamento com a PR-340, na localidade conhecida como Cacatu, já no território de Antonina.

O DER/PR realizou na segunda-feira (23) a abertura de envelopes com propostas de preços da conservação da PR-405, acesso para Guaraqueçaba, no Litoral

A comissão de julgamento do DER/PR vai analisar as propostas e publicar o resultado em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, já convocando as participantes classificadas para a sessão de abertura de envelopes com documentos de habilitação. Essa publicação também dá início ao período de cinco dias úteis para recursos quanto ao resultado, e outros cinco dias úteis para contrarrazões quanto aos recursos, se for o caso.

A licitação acontece na modalidade Concorrência Pública, em que o vencedor é definido pela proposta de preço mais vantajosa para a administração pública, e pela habilitação de sua documentação.

SERVIÇOS

Para atender a rodovia, que é não-pavimentada, estão previstos serviços de conformação do subleito, com material de revestimento; regularização do leito da rodovia com motoniveladora (patrola); cascalhamento; escavação de locais onde há necessidade do rebaixamento da plataforma da pista; reaterro, de preferência com o próprio material escavado; execução de bueiros tubulares de concreto; escavação de valas com escavadeira hidráulica ou retroescavadeira; escavação para saída de água; execução das alas dos bueiros com alvenaria de pedra de mão argamassada; execução de camada de pedra jogada nas saídas dos bueiros, entre outras soluções. O período de execução é de dois anos.

NÃO PAVIMENTADAS

Assim que este contrato estiver assinado, o DER/PR terá garantido serviços de conservação para todas as rodovias não-pavimentadas de sua Superintendência Regional Leste, que inclui a Região Metropolitana de Curitiba, o Litoral, região Sul e parte do Sudoeste.

As outras rodovias estão contempladas em quatro contratos de conservação iniciados no final do ano passado, um investimento de R$ 8,14 milhões para atender 263,88 quilômetros pelo prazo de um ano. Os contratos atendem as seguintes rodovias e municípios:

PR-092 e PR-340 – 82,58 km – R$ 2.912.038,24
Cerro Azul, Doutor Ulysses e Tunas do Paraná

PR-090, PR-510, PR-511 e PR-512 – 43,18 km – R$ 1.265.950,93
Campo Largo, Contenda, Lapa e Quitandinha

PR-281 e PR-433 – 88,42 km – R$ 2.501.902,62
Lapa, Mallet e São Mateus do Sul

PR-160 e PR-446 – 49,7 km – R$ 1.460.508,41
Bituruna, Paula Freitas, Paulo Frontin e Porto Vitória

PAVIMENTADAS

Além disso, o DER/PR está concluindo a licitação para conservar 838,37 quilômetros de rodovias pavimentadas desta regional, também em quatro lotes, sendo futuramente um contrato para cada lote. O investimento é de R$ 44,2 milhões, com período de execução de um ano:

LOTE A – 221,73 km – R$ 12.779.263,96:
Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Itaperuçu, Lapa e Rio Branco do Sul.

LOTE B – 182,73 km – R$ 3.705.982,11:
Campina Grande do Sul, Antonina, Colombo, Curitiba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

LOTE C – 245,68 km – R$ 14.990.416,74:
Agudos do Sul, Antônio Olinto, Campo do Tenente, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Piên, Quitandinha, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.

LOTE D – 188,23 km – R$ 12.731.756,18.
Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Porto Vitória e União da Vitória.

Fonte: AEN