Secretaria do Patrimônio da União (SPU) emitiu notificação para que estruturas sejam revitalizadas
Presentes em um dos principais cartões postais de Paranaguá e do litoral do Paraná, os trapiches da Rua da Praia, no Centro Histórico, margeando o Rio Itiberê, apresentam problemas estruturais há anos que impedem em alguns pontos a atracação de barcos para as ilhas e fluxo marítimo na região, assim como coloca em risco passageiros e barqueiros que utilizam as estruturas de forma contínua. A necessidade de revitalização dos trapiches foi algo também notificado pelo Governo Federal, através da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
Além de estarem com madeiras em condições precárias, há alguns locais onde somente está o esqueleto da estrutura que antes era utilizada com trapiche. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Paranaguá, o município já está atuando com um processo de regularização dos trapiches da Rua da Praia.
"Neste momento os trapiches estão passando por processo de regularização. O município foi notificado pelo SPU e optou por regularizar os trapiches, por isto, não é possível fazer qualquer intervenção de recuperação", informa a assessoria da Prefeitura.
De acordo com o município, os procedimentos para regularização estão adiantados, sendo que após terminada esta etapa será de fato iniciada a reforma dos trapiches. "A expectativa é que isso ocorra nos próximos meses, sempre dentro da legalidade exigida pelos órgãos envolvidos", completa.
O que já foi um trapiche hoje é apenas um esqueleto da estrutura na Rua da Praia
"Com relação aos trapiches interditados, a prefeitura realiza trabalhos de contenção e informação, porém devido ao vandalismo as placas informativas não permanecem muito tempo no local", finaliza em nota a Prefeitura de Paranaguá
PONTA DO UBÁ SERVE DE EXEMPLO POSITIVO
Revitalizado e entregue no final de novembro de 2018, o trapiche para a comunidade da Prainha na Ponta do Ubá. "Funcionários das secretarias de Agricultura e Obras realizaram recuperação total do piso, reforço das pilastras de fundação, pintura e bancos. O novo atracadouro garante segurança para os mais de 200 moradores e visitantes", informou a Prefeitura. A estrutura serve de exemplo para futura reforma dos trapiches da Rua da Praia, que também serão executadas pelo município.
Prefeitura revitalizou trapiche na Ponta do Ubá e obra pode servir de exemplo para novas estruturas no Centro Histórico ao lado do rio Itiberê (Foto: Secom/Prefeitura de Paranaguá)