No mês de abril, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), concluiu os serviços de recuperação do pavimento em paralelepípedo na Rua João Régis, na descida da Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário. O trânsito já foi normalizado na região no último sábado, 5.
O objetivo foi corrigir ondulações e irregularidades que comprometiam a mobilidade urbana na via. A área é uma das mais movimentadas e turísticas do Centro Histórico e, devido às festas programadas para os próximos dias, Festa da Tainha, aniversário da cidade e Paranaguá Motos.
“A obra reforça o compromisso da atual gestão com a preservação do patrimônio urbano e a valorização dos espaços históricos de Paranaguá”, divulgou a Prefeitura de Paranaguá.
Os paralelepípedos foram retirados para nivelamento do solo, com o intuito de melhorar a fluidez e a segurança no trânsito. Além da Rua João Régis, o cronograma de obras inclui serviços nas Ruas Marechal Alberto de Abreu e Presciliano Corrêa (entre a Faria Sobrinho e a XV de Novembro).
Detalhes das obras
O secretário municipal de Obras Públicas, Ozeias Rebello Costa, explicou que as intervenções na Rua João Régis demoraram mais tempo do que o previsto devido aos ajustes que precisaram ser corrigidos ao longo da obra.

“Removemos os paralelepípedos para poder executar uma base. Porque todo o centro tem os paralelepípedos assentados sobre o aterro. Então, cada vez que o paralelepípedo afunda, é reposto de novo e fica sempre corrigindo, porque não tinha suporte embaixo. E com a construção da ponte, o trânsito aumentou naquela região e está provocando rachaduras. Chamamos a Paranaguá Saneamento para substituir a rede de água, que ainda era em ferro, os tubos estavam completamente corroídos, também foi trocada a tubulação de esgoto, que ainda era em barro”, disse Ozeias.
As obras começaram no dia 19 de abril e foram finalizadas no último sábado, dia 5. Outras vias do Centro Histórico também estão previstas para receberem melhorias, no entanto, somente após o período das festas de aniversário da cidade e Paranaguá Motos.
“Eu ainda vou definir qual tenho que executar primeiro. A gente vai procurar conversar com os comerciantes e mostrar que é preciso fazer a manutenção. Vamos mexer nas calçadas também para dar essa atenção para o Centro Histórico. Nós estamos ainda fazendo o planejamento da obra, fazendo cálculo de larguras, todas as medições. Provavelmente, iniciaremos a partir da metade de agosto”, destacou o secretário.
Com informações da Secom/Prefeitura de Paranaguá





