Infraestrutura

Sindestiva fará cerimônia de início da revitalização do Solar Guimarães

Prédio histórico de Paranaguá foi construído por Visconde de Nácar em 1870

No sábado, 23, às 10h, o Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná (Sindestiva) irá promover uma solenidade que dará início às obras do restauro do casarão Solar Guimarães. O edifício histórico, que foi construído em 1870 por Visconde de Nácar, é de propriedade do Sindestiva que, através de ação do seu presidente, João Antonio Lozano Baptista, e da diretoria da entidade sindical, será totalmente revitalizado com incentivo do Governo Federal e do Governo do Estado e apoio de empresas instaladas em Paranaguá.

“O objetivo é resgatar a história, que teve o seu começo em meados de 1870 com a construção do casarão. Trata-se de algo muito importante não só para a família estivadora, como também para a cidade. Servirá de ‘start’ com o casarão para que possamos revitalizar todo o Centro Histórico, tendo como exemplo o nosso edifício. Essa ação vai resgatar a história do sindicato e demonstrar que Paranaguá pode começar uma mudança que será iniciada através do tão amado Casarão Solar Guimarães”, afirma o presidente do Sindestiva, Lozano. “Contamos com a presença de toda a família estivadora e da população nesta solenidade de início de revitalização”, completa.

Erguido na segunda metade do século XIX, o Solar Guimarães é um dos edifícios históricos mais belos do Centro Histórico de Paranaguá, localizado na mesma quadra que o Palácio Visconde de Nácar e próximo ao Clube Olímpico. Ele possui relação com o seu construtor, Visconde de Nácar, “nome cotado para ser o governador do Estado, para que fosse a residência de sua família nas proximidades do palácio que então deveria ser a sede da província do Paraná”, explica o sindicato por meio do convite da solenidade.

O Sindestiva pretende revitalizar o Solar Guimarães em todos os aspectos com o intuito que o local torne-se mais um espaço cultural de Paranaguá. O edifício é inclusive patrimônio histórico a nível federal e estadual. De acordo com o projeto de revitalização, ele está dividido em três grandes sub-projetos, em que a avaliação técnica da edificação já foi concluída, a elaboração do projeto técnico de restauro está 75% terminada e a execução do projeto técnico de restauro e outros projetos complementares será a última etapa a ser iniciada em breve.

A revitalização possui o patrocínio das empresas TCP, Copel e Cattalini e conta com o incentivo do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Paraná Incentivo à Cultura, bem como do Governo Federal através do Ministério da Cultura.

 

SERVIÇO

Solenidade de início das obras de revitalização do casarão Solar Guimarães
Horário: 10h
Data: 23 de setembro de 2017, sábado
Local: Centro Histórico, Rua Visconde de Nácar, 732 – Paranaguá – PR.
Às 10h30 haverá confraternização no Teatro Rachel Costa.

Você também poderá gostar

Sindestiva fará cerimônia de início da revitalização do Solar Guimarães

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.