No sábado, 28, empreendedores do Shopping Ilha do Mel receberam oficialmente das mãos do prefeito Marcelo Roque o alvará de construção do empreendimento, algo que permite o início das obras do shopping, que deve gerar mais de mil empregos para cidadãos do município, abrigando cerca de 200 lojas em investimento orçado em R$ 200 milhões. O espaço ficará localizado na PR-407 com a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, agregando consumidores do município, do litoral e turistas do Paraná e do Brasil. O evento de entrega do alvará contou com a presença de José Carlos Possas, um dos empresários do novo empreendimento, e o engenheiro responsável pelas obras e um dos proprietários do shopping, Dirceu Pastre, porta-voz do Shopping Ilha do Mel sobre a fase de construção do empreendimento.
Alvará de construção permitirá início das obras do primeiro grande shopping do litoral
O shopping Ilha do Mel ficará localizado na entrada de Paranaguá, com abrangência nos bairros Vale do Sol, Vila Garcia, Jardim Paraná, Porto Seguro, Jardim Ouro Fino e Jardim Paranaguá. De acordo com a assessoria, o empreendimento deve gerar cerca de 1.000 empregos em Paranaguá, com previsão de chegada de cerca de 130 lojas em investimento orçado em R$ 200 milhões. Marcas como Balarotti, Renner, Riachuelo e até mesmo um campus da Universidade Positivo virão para o empreendimento. O shopping apresenta um potencial para atingir até 310 mil pessoas de todo o litoral, bem como para os milhares de turistas que vêm para a região em fins de semana, feriados e férias.
“A cidade está em festa pelo recente aniversário e, para nós, que sonhamos com isso há quatro ou cinco anos com este investimento, este agora é um passo fundamental e importante, após inúmeras peripécias e audiências públicas, de toda forma de discussão com o Poder Público, conseguimos obter o alvará e licenciamentos ambientais que nos autoriza a iniciar a obra”, afirma Dirceu Pastre, engenheiro da obra e um dos proprietários do Shopping Ilha do Mel. “Será uma obra planejada, industrializada, pré-moldada, sendo relativamente rápida. O início de obra é com um nível de emprego um pouco menor que é na terraplanagem e a montagem do prédio que vem industrializado, tão logo se erga, abre todas as frentes de instalações, além de que todas as obras que acontecem há quatro ou cinco meses antes da inauguração, haverá de 120 a 130 lojas para serem feitas, sendo que neste momento é o pique de geração de mão de obra”, explica. “Após a inauguração, o shopping deve gerar cerca de mil empregos diretos, conforme shoppings similares a este”, complementa.
MARCAS GRANDES E INAUGURAÇÃO EM 2020
De acordo com Pastre, o investimento terá marcas fortes se instalando em Paranaguá. “Ainda em fase de pesquisas, com o cenário econômico que impactou todos os segmentos, incluindo o de varejo, sendo que repetimos esta pesquisa por três vezes. Há três anos, as principais âncoras, como Renner e Riachuelo, assinaram o contrato, porque eles também têm pesquisa de viabilidade de mercado. Isso, naquele momento, nos trouxe alívio e tranquilidade da viabilidade do shopping. Logo em seguida assinamos contrato com o Balarotti, assinamos o protocolo com a Universidade Positivo que já conta com um projeto, bem como com outras âncoras, como com um cinema espetacular, de última tecnologia, totalmente 3D, com um centro médico completo, com poucos shoppings que a capital possuem”, explica o engenheiro, destacando que a negociação com outras marcas estão sendo também finalizadas. “O normal de duração da obra é de 24 meses, estamos esperando inaugurar o shopping no final de 2020”, explica sobre o empreendimento, que terá ampla praça de alimentação e estacionamento.
PREFEITO COMEMORA VINDA DO MEGAINVESTIMENTO
“Estou muito feliz, pois é uma obra muito aguardada por todo o povo de Paranaguá. Finalizamos o mês de julho com nosso aniversário de 370 anos, que era uma promessa nossa de campanha viabilizar a construção deste novo shopping, que na época estava parada há mais de dois anos. É dever do gestor correr atrás para que investimentos fiquem na cidade. Aprovamos em março no COLIT o shopping, tivemos a parte técnica analisada pelo nosso Urbanismo, demorou um pouco mais de um ano, mas sabemos que tudo tem que ser feito na legalidade, com várias reuniões, algo que nos permitiu chegar a este dia importante da entrega do alvará de construção”, afirma o prefeito Marcelo Roque, comemorando a vinda de mil empregos para a população.
Segundo o prefeito, a parte que mais cresce em Paranaguá é a dos bairros nos arredores do shopping. “Esta é uma região populosa, em que os cidadãos terão como referência este shopping, com empresas de grande porte, como foi anunciado aqui, então eu fico muito feliz em tirar do papel um empreendimento tão importante”, destaca. “Em conversa com os empresários nos foi passado que em um ano e meio há dois anos o empreendimento saia, esperamos que isto seja o mais rápido possível, pois assim entregaremos esta obra tão importante para o povo de Paranaguá”, finaliza Marcelo Roque.
MORADORES OPINAM SOBRE O EMPREENDIMENTO
As moradoras no Parque Agari, Juliana dos Santos e Morgana de Souza, comentaram sobre os benefícios para a região
A moradora Mari da Silva é cabeleireira na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto e acredita que o shopping irá trazer muitos benefícios para a cidade em uma região que, muitas vezes, é esquecida. “Os imóveis com certeza vão valorizar muito, inclusive já percebemos isso. Ainda tem a questão da geração de empregos, que é uma coisa que a cidade precisa muito”, afirmou Mari.
A comerciante disse ainda que a população terá uma alternativa de lazer com a família em um espaço mais seguro. “Vamos ter opções diferentes para passear, pois hoje precisamos pegar o ônibus para ir até o cinema e com o shopping ficará aqui do lado.
Aos domingos não encontramos nada para fazer na cidade, no centro ficamos com medo de andar por causa de assaltos. Muitas crianças nem sabem o que é um shopping e agora poderão ter essa oportunidade”, observou Mari.
As moradoras no Parque Agari, Juliana dos Santos e Morgana de Souza, comemoraram a entrega do alvará para construção do shopping Ilha do Mel. “A gente nem acreditava que iam fazer mesmo o shopping. Porque foi tanto falado, mas nunca víamos a obra começar. Agora com o alvará acreditamos que as obras vão realmente começar”, relataram.
Devido à dificuldade de conseguir emprego, o grande ganho para elas será a implantação de diversas lojas que podem dar a tão sonhada oportunidade de reinserção no mercado de trabalho. Juliana contou que entrega currículos há dois anos. “Até agora, ninguém me chamou. Quem sabe agora com o shopping eu consiga com tantas lojas novas vindo pra cá. Gostaria que privilegiassem nas contratações as pessoas dos bairros próximos como Jardim Esperança, Parque Agari, Cominese etc.”, disse Juliana.
Morgana também acrescentou a importância de disponibilizar opções de lazer perto de casa. “Com a onda de assaltos que a gente tem visto diariamente, dá medo de sair de casa, pegar ônibus e ir ao cinema no centro. Nem sempre as pessoas têm condições de ir para Curitiba no shopping, por isso da minha parte acho que será um grande benefício para a cidade de Paranaguá”, concluiu a moradora.