O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, recebeu na quinta-feira, 28, no Palácio São José, sede da prefeitura, representantes dos segmentos portuários para tratar de algumas demandas que visam a contribuir para a expansão, modernização e competitividade dos Portos do Paraná. O grupo intitulado Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná é composto por executivos, empresas e presidentes de entidades de classe.
No encontro, além dos membros do grupo, estavam presentes o secretário Municipal do Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais (Semtra), Brayan Roque; o secretário de Urbanismo, Paulo Armanini Godinho; e a secretária de Comunicação Social, Camila Roque.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, parabenizou os empresários pela iniciativa de unir esforços para propiciar melhorias à cidade.
“Eles trouxeram suas demandas para gerar mais emprego e renda ao município. Na pauta, vários itens foram discutidos como infraestrutura, oportunidade para entrada de navios, aumento do volume de cargas para o Porto de Paranaguá, as dificuldades que temos também na entrada e saída do porto. Tudo isso foi colocado em pauta para melhorar e também dar agilidade aos processos da prefeitura para que as empresas possam se instalar mais rapidamente e, assim, gerar emprego ao povo parnanguara. Esta foi uma reunião inédita, todo mundo pensando no Paraná, mas, principalmente, no nosso povo. Vejo essas ações com bons olhos. Esta foi uma primeira conversa e teremos bons frutos para a cidade de Paranaguá”, declarou o prefeito.
O diretor Institucional da TCP, Juarez Moraes e Silva, expôs algumas demandas relacionadas à infraestrutura terrestre de Paranaguá, ponto fundamental para o desenvolvimento. “Após conversar com o capitão dos portos, com o presidente da APPA e com o governador do Estado, nós tínhamos na nossa estratégia também essa conversa com a Prefeitura de Paranaguá. Um sistema portuário é composto pela infraestrutura marítima e terrestre. No caso das cidades portuárias, temos que buscar essa integração para que os corredores rodoviário e ferroviário não impactem na mobilidade das pessoas que vivem na cidade”, disse Moraes e Silva.
Ainda sobre a melhoria da infraestrutura, o diretor da TCP lembrou que a revitalização da Avenida Bento Rocha já está em processo, mas que há um gargalo muito grande a ser resolvido nas avenidas Ayrton Senna e Senador Atílio Fontana.
“São vias que o porto utiliza de uma forma muito intensa. São mais de cinco mil caminhões ao dia trafegando, por isso o que a gente sonha é com um corredor dedicado, exclusivo ao porto e que não conflite com a cidade. Isso só conseguimos com viadutos, passagens de nível, sinalização, iluminação adequada. São agendas que passam pela prefeitura, tanto quanto pelo governo do Paraná e nós, da iniciativa privada, pretendemos contribuir, oferecendo e doando projetos, ajudando a criar soluções inteligentes e de menor custo, em que o porto possa crescer e a cidade não sofrer. Queremos realmente fazer algo que seja para o desenvolvimento do porto, sem sacrificar a cidade, pelo contrário, facilitando a vida das pessoas”, reiterou Moraes e Silva.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, parabenizou os empresários pela criação do grupo Coalizão Empresarial
O gerente do terminal portuário da Cotriguaçu em Paranaguá, Rodrigo Buffara Farah Coelho, ressaltou que, com a reunião com o prefeito Marcelo Roque, o grupo encerra uma etapa bastante positiva.
“O saldo é o melhor possível. Essa é uma agenda externa que o grupo Coalizão se propôs a fazer, findando agora com o prefeito. Entendemos que agora colocamos todo mundo no mesmo barco e todos já declararam que querem remar para o mesmo lugar. É algo inédito em Paranaguá, nunca havíamos feito isso e a expectativa é que agora, com todos alinhados, a gente possa seguir com uma agenda positiva, resolvendo os problemas do porto e da cidade”, evidenciou Coelho.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Eloir Martins, explicou de que forma o grupo Coalizão Empresarial, alinhado com o Estado e com a prefeitura, pode contribuir com Paranaguá. “Nosso grupo não possui um líder, todos somos líderes. Fazendo essa coalizão, a gente vai unir os três níveis e quem mais puder se engajar, em benefício da cidade. Não é possível que isso não tenha acontecido antes para que nós pudéssemos pular essas etapas e termos agilizado, lá atrás, o que Paranaguá precisa. Sabemos das carências do município, das boas intenções do Executivo, Legislativo e Judiciário, mas ainda não tínhamos nos arregimentado e faltava isso. Para nós é uma certeza de que as coisas vão funcionar de forma organizada, de modo apolítico e estamos no caminho certo”, destacou Martins.
O secretário municipal do Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque, lembrou a importância de investimentos na cidade para impulsionar ainda mais a geração de empregos. “Cerca de 70% dos empregos diretos na cidade são provenientes do grupo Coalizão Empresarial. Agradecemos a atenção que eles têm dado à prefeitura. Estávamos, há dois anos, em 84.º lugar e hoje estamos entre as 10 cidades que mais geram empregos no Paraná. O saldo é muito positivo e deixamos a Secretaria do Trabalho aberta a esse grupo, que venham mais investimentos e coisas boas para a cidade de Paranaguá”, ressaltou Brayan.
“Queremos realmente fazer algo que seja para o desenvolvimento do porto, sem sacrificar a cidade, pelo contrário, facilitando a vida das pessoas”, disse o diretor Institucional do TCP, Juarez Moraes e Silva
COALIZÃO EMPRESARIAL
O grupo conta com representantes dos segmentos portuários como granéis sólidos e líquidos, corredor de exportação, carga geral, terminal de contêineres e veículos, entidades de classe e comunicação estratégica.
A Coalizão Empresarial pelos Portos do Paraná representa 100% da movimentação de cargas e é formado por: André Maragliano, gerente geral do terminal da Cargill S/A; Antonio Saad Gebran Sobrinho, diretor comercial do Jornal Folha do Litoral News; Argyris Ikonomou, presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná; Luis Neves, diretor comercial da Rumo; Eloir Martins, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap); Gilberto Birkhan, diretor-presidente do terminal portuário Ponta do Félix; Gustavo Martins, presidente da Praticagem; João Arthur Mohr, gerente dos conselhos temáticos e setoriais da Federação das Indústrias do Paraná; João Gilberto Cominese Freire, diretor da Rocha Terminais; José Paulo Fernandes, diretor-presidente da Cattalini; Juarez Moraes e Silva, diretor institucional da TCP; Julio Verner Nadolny, conselheiro da Praticagem; Luiz Fernando Garcia da Silva, diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina; Nilson Hanke Camargo, do G7; Pérsio Souza de Assis, diretor da Pasa; Ricardo Trindade, executivo logística outbound da Volkswagen; Roberto Romero, diretor da Renault; Rodrigo Buffara Farah Coelho, gerente do terminal portuário da Cotriguaçu; Ronaldo Sapateiro, diretor superintendente da Mosaic Fospar; Valmor Felipetto, diretor da Harbor Operadora Portuária; Sandro Fabiano Ávila, diretor de planejamento da Klabin; e Wagner Giorgino, gerente Brasil de exportação da Renault.
A intenção é atuar com base em quatro planos de ações, Infraestrutura Marítima, Infraestrutura Portuária, Infraestrutura Terrestre e Gestão. Os segmentos visitaram o prefeito para apresentar as demandas portuárias para que Paranaguá seja referência internacional, melhorando sua infraestrutura e atraindo novos investimentos, além de potencializar a economia da cidade, do Estado e do País.
Grupo conta com representantes dos segmentos portuários que atuam no Porto de Paranaguá
PORTO DE PARANAGUÁ
Com 84 anos comemorados em 2019, o Porto de Paranaguá abrange uma área de 800 mil km², compreendendo o Estado do Paraná e parte dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, incluindo também o Paraguai. As exportações têm como principal destino a comunidade europeia, seguida pelos Estados Unidos, Ásia e Mercosul. Essa integração resulta no quarto maior bloco econômico do planeta, com mais de 190 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto conjunto superior a US$ 700 bilhões. A localização do Paraná integra estrategicamente a nossa economia com as mais dinâmicas do globo.
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